12 de abril de 2021

“Estou feliz de ver meus filhos, que são tudo para mim”, diz primeira paciente a ter alta do Hospital de Campanha de São Luís

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Hospital de Campanha de São Luís registrou, na última quinta-feira (8), a primeira alta hospitalar. A paciente foi Maria da Conceição Sousa Veras, 54 anos, moradora do município maranhense de São Bernardo, que fica a 374 km da capital São Luís. A unidade provisória de saúde é um reforço no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e foi entregue pelo Governo do Estado no último dia 31 de março. Antes de dar entrada no hospital de campanha no dia 2 de abril, a paciente passou três dias internada no hospital do município.

“Eu comecei com o nariz escorrendo, com muito frio, uma quentura nos pés e nas mãos e passei dois dias em casa tomando remédio caseiro, e aí veio uma fraqueza e eu fui no hospital. Estava fraca, sem coragem. Fiz o teste e deu positivo. Eu nem queria vir, fiquei com muito medo. Fiquei um dia na UTI, mas graças a Deus no outro dia já me trouxeram para a enfermaria e fui melhorando. Não tenho nem palavras. Estou feliz em ver meus filhos, que são tudo para mim, eles são minha vida. Não vejo a hora de voltar para casa”, disse dona Maria.

Durante todo o tratamento, a paciente foi acompanhada também por psicólogos. Esse acompanhamento é necessário e ocorre desde a chegada, durante o tratamento até a alta do paciente. “O emocional do paciente fica completamente abalado, principalmente numa situação dessa, em que a pessoa sai do seio familiar, chorando de saudades. O paciente fica abalado sem saber o que pode acontecer, se vai voltar para casa, porque a Covid-19 é uma doença silenciosa e ninguém sabe o que pode acontecer. A mente fica muito prejudicada, por isso nossos pacientes aqui recebem todo o acompanhamento necessário também nessa área”, disse o psicólogo Fábio Nóbrega.

Para o diretor administrativo do Hospital de Campanha, João Batista de Carvalho Júnior, a unidade tem possibilitado ampliação do alcance da assistência. “Com esse crescimento dos casos de Covid-19, o hospital veio em um momento muito oportuno, pois disponibilizou muitos leitos e fez com que a população se sentisse mais segura em relação a essa assistência que o Governo do Estado tem se preocupado em dar para a população”, disse.

O novo Hospital de Campanha de São Luís, localizado no Espaço Renascença, é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Grupo Mateus, Uniceuma e Grupo Equatorial. A unidade, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), tem 60 leitos, sendo 50 de enfermaria e 10 de UTI, e conta com 311 profissionais atuando na linha de frente de combate à pandemia.

Hospital de Referência Covid-19 em Caxias

Na sexta-feira (9), a boa notícia partiu do Hospital de Referência Covid-19 em Caxias. O paciente Raimundo Morais dos Santos, de 63 anos, teve alta depois de passar cinco dias na unidade. Raimundo chegou na unidade encaminhado pelo Hospital Geral Municipal Gentil Filho e recebeu toda a assistência da equipe multiprofissional da unidade.

“A primeira alta renova nossa esperança e nos dá a certeza de que a equipe está dando o máximo de si para salvar vidas. A assistência oferecida nesta unidade tem feito grande diferença na região, ampliando o atendimento e a possibilidade de muitos se recuperarem da doença”, destaca a diretora administrativa do Hospital de Referência Covid-19 em Caxias, Marianna Torres Silva.

Daucyana Castro