27 de novembro de 2020

Equipe do Hospital do Câncer recebe treinamento sobre atendimento ao público

Fotos: Ana Sheyla Fernandes

Por Daucyana Castro

Cerca de 50 profissionais do Hospital do Câncer do Maranhão participaram, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), da primeira etapa do treinamento Qualidade no Atendimento, Serviços de Hotelaria Hospitalar e Humanização, oferecido pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), gerenciadora da unidade. O objetivo é qualificar ainda mais o serviço do hospital referência em tratamento oncológico do Estado.

O treinamento foi direcionado aos profissionais da área da recepção, portaria, maqueiros e administrativos e conduzida por Pablo Ayres, hoteleiro especialista, e pela enfermeira Rafaella Albuquerque, ambos do setor de Qualidade da EMSERH.

Profissionais do setor de Qualidade da Emserh que ministraram o treinamento

O foco é promover a humanização e qualidade no atendimento. Durante o treinamento os participantes tiveram acesso a conceitos, teorias e práticas sobre o tema, tais como importância de evitar desgastes emocionais por parte de pacientes hospitalizados, percepção no atendimento, recepção acolhedora e resolutiva, entre outros.

“Na humanização dos cuidados em saúde é primordial considerar a essência do ser, o respeito à individualidade e a necessidade de se construir nas instituições de saúde um espaço que legitime a humanização das pessoas envolvidas. Dessa forma, a prioridade em todo o atendimento humanizado é favorecer e estimular que a pessoa vulnerabilizada enfrente positivamente os seus desafios”, explicou Pablo Ayres, especialista em Hotelaria Hospitalar e Gestão Hospitalar.

A enfermeira Rafaella Albuquerque complementou: “não basta apenas formar e aprimorar profissionais com habilidades técnicas, é necessário detectar e desenvolver pessoas com sensibilidade, equilíbrio emocional e dispostas a integrar e promover equipes de trabalho mais humanas”.

Objetivo do treinamento é serviço do hospital referência em tratamento oncológico do Estado.
Daucyana Castro