4 de abril de 2022

Entrega do Hospital da Ilha marca políticas públicas de cuidados com as pessoas

Fotos: Laécio Fontenele

A primeira etapa do Hospital da Ilha, obra de extrema importância para o estado e aguardada por toda a população, foi entregue na sexta-feira (1º) pelo então governador Flávio Dino. O gesto foi sua última ação no comando do Palácio dos Leões. Seguindo a legislação, ele apresentou renúncia ao cargo para poder disputar as eleições de outubro.

A unidade, explicou o gestor, receberá seus primeiros pacientes na próxima segunda. Segundo ele, serão seis salas de centro cirúrgico, leitos de recuperação pós-anestésica, laboratórios, setores de hemodiálise e de tomografia. Para se ter uma ideia do tamanho da construção, são oito elevadores, um auditório, amplo estacionamento e um heliponto.

“A inauguração do Hospital da Ilha consagra um itinerário que nós percorremos de garantir saúde próxima dos cidadãos. Ele integram um conjunto de obras dos hospitais macrorregionais, dos hospitais regionais. Nós estamos entregando hoje a nossa obra na saúde de número 101, abrangendo novos hospitais, hospitais que foram criados, policlínicas, a exemplo da policlínica que hoje inauguramos no bairro Coradinho, em São Luís. Também quero enaltecer o trabalho da nossa equipe e destacar o papel dos profissionais de saúde”, declarou Flávio Dino durante o evento.

Nesta primeira etapa, segundo Flávio Dino, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, serão 87 leitos. O foco é atender especialidades como emergência, cirurgia geral, tratamento do aparelho digestivo, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial (especialidade cirúrgica que realiza o diagnóstico e tratamento de problemas e patologias da boca, como fraturas dos ossos da face, cistos e tumores benignos), cirurgias na cabeça e pescoço, além de pediátrica. Com possibilidade de expansão, o Hospital da Ilha pode chegar a 260 leitos. O prédio fica na Avenida São Luís Rei de França, s/n, no bairro Turu.