6 de fevereiro de 2023

Encontro debate indicadores de qualificação do atendimento nas unidades da rede estadual de saúde

Fotos e Texto: Eduardo Ericeira

O encontro para debater os Indicadores de Desempenho acontece nesta segunda (6) e terça (7), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na oportunidade foram discutidos os avanços conquistados pelas unidades de saúde da rede pública a partir da implantação do Projeto Epimed Governança Clínica.

“Os indicadores são super positivos. Demonstramos que o Maranhão deu um salto de qualidade. Claro que é um processo contínuo, mas já obtemos excelentes resultados no que diz respeito ao atendimento dado aos pacientes e otimização de gastos públicos”, pontuou Mauricio Velasco, diretor médico do Projeto Epimed Governança Clínica.

O Projeto Epimed foi iniciado em 21 de setembro de 2021 no Maranhão, com a monitorização de 386 leitos. Atualmente estão sendo monitorados 1.592 leitos em 16 unidades de saúde. A empresa Epimed possui enfermeiros responsáveis por essa monitorização dos dados coletados e auditores que validam o processo de coleta.

O projeto está implantado em sete estados brasileiros, incluindo o Maranhão, trabalhando com hospitais públicos, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço e diminuir a mortalidade, tempo de permanência nas unidades de saúde e complicações no tratamento. Atrelado a isso, também, são prioridades a diminuição de custos e otimização dos gastos públicos.

“Não são todos os entes públicos do Brasil onde o Epimed está implantado. Dentro do Sistema Único de Saúde é de grande relevância porque conseguimos os dados e podemos qualificá-los para proporcionar um melhor atendimento à população”, destacou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Carlos Vinícius.

Durante o encontro representantes das unidades de saúde estão tendo a oportunidade de  expor os avanços e desafios nos hospitais da rede pública. Representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que gerencia cerca de 70% das unidades de saúde do estado estiveram presentes no encontro. A assessora clínica da EMSERH, Taynah Soares Camarão, compareceu ao encontro representando o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

“É de extrema importância poder debater os saltos quantitativos e qualitativos das nossas unidades da rede pública de saúde. Percebemos a evolução positiva que estamos conseguindo e a ideia é avançar cada vez mais. A saúde é prioridade na gestão do Governo do Estado. É um direcionamento do governador Carlos Brandão”, destacou.

Para o coordenador médico da UTI do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco de Timon, o projeto é importante porque permite que sejam identificados na unidade pontos que podem ser melhorados. “Demonstramos hoje o quanto evoluímos com o nosso atendimento na unidade. Temos uma assistência médica muito boa, uma equipe de enfermagem e fisioterapeutas competentes e contamos com médicos diaristas de domingo a domingo. O próprio tele UTI que temos implantado na nossa unidade já nos dar esse retorno positivo por parte da população”, ponderou Rafael Rebelo.

O diretor administrativo do Hospital Dra. Ruth Noleto em Imperatriz, Adenilson Pontes, reforçou que tanto a Secretaria de Estado da Saúde quanto a EMSERH já realizam avaliações diariamente. “A gente sabe que os desafios da saúde pública são imensos e todo projeto que vem para agregar, melhorar o desempenho do hospital é fundamental, com foco sempre em prestar um atendimento de excelência ao usuário do SUS, isso é muito válido. Nesses eventos temos acesso aos números que nos permitem evoluir na assistência ao cidadão. Fazemos essa avaliação diariamente buscando sempre qualificar o atendimento”, disse Adenilson.

Para o diretor clínico do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão em Caxias, desta forma será possível avançar e adotar medidas que possam garantir uma melhor assistência aos pacientes. “Quem não mede não gerencia, portanto se não temos dados, não temos números, a gente não consegue fazer nenhum gerenciamento. Então é a partir desses dados que podemos perceber aonde é preciso melhorar, aonde se pode avançar e adotar medidas que possam garantir uma melhor assistência àquelas pessoas que procuram a nossa unidade”, ressaltou Giancarlos de Sousa Lima, diretor clínico da unidade.