20 de abril de 2023

EMSERH reúne diretores de unidades em encontro de Gestão Integrada com foco em resultados

Fotos: Francildo Falcão e Ricardo Zaqueu

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) promoveu, nesta quarta-feira (19), no Praia Mar Eventos, em São Luís, um encontro de “Gestão Integrada com Foco em Resultados” e reuniu diretores de unidades de saúde. A inciativa teve como objetivo a apresentação do modelo de gestão que norteará o planejamento estratégico da instituição, baseado na produtividade e satisfação do usuário.

“Nosso propósito com este planejamento e suas ferramentas é melhorar a qualidade do serviço público, a qualidade assistencial e a qualidade de uma forma geral da gestão hospitalar. E isso com foco na percepção positiva do nosso cliente, que é o usuário do serviço de saúde e razão de existência de nossa missão, que é cuidar das pessoas”, destacou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

O evento, organizado pela Diretoria de Planejamento, Governança e Inovação, apresentou a gestores das unidades de saúde administradas pela EMSERH na Grande Ilha as etapas desenvolvidas no planejamento estratégico, bem como os pilares de gestão e os indicadores que possibilitarão uma aproximação da sede com as unidades gestoras, fomentando maior eficiência no atendimento ao público.

Segundo o diretor-executivo da EMSERH, Paulo Ronchi, a prática destas ações trará, a curto e médio prazo, mudanças que refletirão diretamente no dia a dia da saúde pública no estado. “É importante ter em vista que poderemos inclusive nos conhecer melhor, ter ciência de nossos problemas e qualidades, justamente para avançar e poder dar vazão aos fluxos da rede, o que diretamente traz maior satisfação ao usuário final e aos nossos colaboradores”, explicou Ronchi.

Entre os temas abordados no encontro, houve a apresentação do novo modelo de supervisão das unidades, apresentação de tutoriais e testes dos Sistemas de Informações.

“O modelo de supervisionamento das unidades que compõem a EMSERH vem de encontro ao pedido dos gestores por maior proximidade com a sede. Divididos em atendimento a cada uma de nossas regionais de saúde e ainda na grande ilha, teremos a figura do supervisor como ponto focal das demandas dos gestores das unidades, facilitando e compreendendo as demandas no sentido de garantir maior celeridade”, detalhou o gerente de gestão corporativa, Aarão Neto.

O diretor-administrativo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Davison Lima,  elogiou a iniciativa.

“Este novo projeto de gestão e seus conteúdos são de suma importância, pois as ferramentas de planejamento estratégico são fundamentais à efetivação de boas práticas em administração. Tais conteúdos nos ajudam a efetivar, no Hemomar, a política de sangue do estado”, ressaltou.