19 de junho de 2020

EMSERH recebe doação de 5 mil máscaras do Programa Mãos que Ajudam

Presidente da EMSERH, Marcos Grande, recebeu doação (Fotos: Ruy Barros)

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) recebeu, nesta sexta-feira (19), em sua sede, uma doação de 5 mil máscaras de tecido confeccionadas por voluntários que integram o Programa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os equipamentos são destinados para uso pessoal de profissionais de unidades da rede estadual de saúde.

De acordo com o presidente da EMSERH, Marcos Grande, as máscaras serão distribuídas para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para serem utilizadas fora das unidades, já que, no dia a dia profissional, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fornecidos pelo Governo do Estado dentro das especificações necessárias.

“Desde o início do processo de pandemia, a Secretaria de Saúde e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares têm recebido diversas iniciativas, e a gente tem agradecido muito a participação da sociedade civil, da iniciativa privada, das instituições sem fins lucrativos e das igrejas. Estamos muito felizes, e esses equipamentos vão servir para que os servidores das nossas UPAs usem no seu ambiente pessoal, na sua casa, já que dentro das nossas unidades o equipamento precisa ser regularizado e autorizado pelos órgãos de controle”, destacou.

Segundo Jean Ricardo Buas, primeiro conselheiro da Estaca São Luís Brasil-Leste, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, esse tipo de ação tem sido realizada em todo o país. “Essa é uma iniciativa nacional, comandada pela presidência da Área Brasileira, na qual foi solicitada que cada Estaca do território brasileiro pudesse produzir em torno de 6 mil máscaras para distribuição dentro dos limites de atuação de cada unidade. São cerca de 3 milhões de máscaras produzidas no sistema de doação. Os membros da igreja, amigos, se uniram com material e mão de obra para confecção dessas máscaras que serão distribuídas em vários setores da comunidade”, explicou.

A entrega dos equipamentos foi acompanhada por lideranças da igreja e alguns representantes da diretoria da EMSERH.

Daucyana Castro