10 de maio de 2023

SES discute implementação de ações do Protocolo de Alta Qualificada do Hospital Sírio Libanês no Hospital da Ilha

Fotos: Francildo Falcão

Por Vanessa Ribeiro

Visando otimizar e dar andamento a última fase do projeto “Protocolo de Alta Qualificada na UTI: uma estratégia para gerenciamento de leito”, que está sendo implementado no Hospital da Ilha e faz parte da Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS), foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), uma reunião entre a diretoria do hospital, as especializandas e o apoiador e facilitador do curso.

A especialização compõe uma das três iniciativas educacionais do projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programa de Residência e da Preceptoria do Sistema Único de Saúde (DGP-SUS), que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma parceria do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES) / Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“O QSUS tem como foco melhorar a qualidade do cuidado nas práticas do cenário de unidades hospitalares, pra ofertar um cuidado de qualidade e seguro aos usuários do SUS”, frisou Marcos Monteiro, apoiador e facilitador do curso de especialização.

Durante a reunião foi acertado o cronograma das próximas etapas, que inclui o projeto de intervenção, análise de dados e entrega do relatório, que deverá ser finalizado até o mês de agosto. No Maranhão o curso teve início em fevereiro de 2022.

A diretora administrativa do Hospital da Ilha, Letícia Souza, ressalta a importância desse projeto que a priori será inserido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, mas com a intenção de expandir para todo o hospital. “Esse é um projeto de grande valia para a unidade porque vamos conseguir mensurar nossos indicadores, otimizar a assistência, ofertar uma qualidade mais segura para esses pacientes que precisam de UTI, em relação a sua alta de qualidade, redução do tempo de internação. Estamos honrados em sermos o piloto desse projeto pioneiro aqui em São Luís e vamos otimizar cada vez mais nossa assistência”, disse.

A psicóloga Maiara Marques, colaboradora da EMSERH, que atua no setor de Saúde Ocupacional e participa do curso, destaca que o projeto de intervenção do Hospital da Ilha foi pensando com base nas metas internacionais de segurança do paciente, com foco na meta dois, que é a otimização da comunicação efetiva. “A gente está fazendo um projeto de intervenção em alta qualificada, com objetivo de qualificar a alta do paciente dentro da unidade. Com o projeto a gente quer sistematizar a rotina da UTI e depois seguir para outras áreas do hospital. Inicialmente será implantado na UTI Geral e por meio de Round Multidisciplinar será construído um plano de cuidado, através disso é fomentada a comunicação entre a equipe para que essa prática possa ser difundida, melhorada e sobretudo, traga benefícios ao paciente”, pontuou.

Daucyana Castro