28 de janeiro de 2022

EMSERH realiza dinâmica com colaboradores sobre Janeiro Branco e saúde mental

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Como parte da campanha Janeiro Branco, que tem foco na saúde mental, os colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) participaram nesta quinta (27) e sexta-feira (28) de uma dinâmica. A abordagem reproduziu um momento de reflexão sobre autocuidado físico e emocional, sobre a importância de expressão de sentimentos e busca de ajuda profissional sempre que necessário.

“A Comissão teve esse olhar de cuidado com a saúde do colaborador, de quem planeja, gerencia e executa as ações de saúde. A questão do Janeiro Branco e da saúde mental é algo que deve ser trabalhado o ano todo e estamos nos organizando para debater o assunto em diversas ações durante o ano de 2022”, frisou Maiara Marques, psicóloga e também presidente da Comissão de Saúde da EMSERH.

O tema da campanha do Janeiro Branco este ano é “Quem cuida da mente, cuida da vida, é preciso olhar para si”. A ação foi idealizada pela Comissão de Saúde Mental da empresa e executava pela psicóloga do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Liliana Jardim.

“É importante falarmos sobre saúde mental. Quando a gente traz a temática da saúde mental para dentro do ambiente de trabalho isso torna mais delicado e mais importante ainda. Todos os setores da EMSERH, todas as equipes tiveram uma boa participação. Nós tivemos um encontro muito especial. Ser psicóloga, estar nessa posição e conseguir sensibilizar a sociedade a respeito dos cuidados com a saúde mental é de extrema importância”, disse Liliana Jardim.

A ação percorreu todos os setores da empresa. “Achei importante essa ação porque desperta em todos nós interesse em melhorarmos nossa qualidade de vida. Pensamos no físico, mas a mente é muito importante”, opinou Francisco Soares, analista de TI da EMSERH.

A assistente administrativa Keyla de Fátima Ferreira Torres também aprovou a iniciativa da dinâmica. “Achei válida essa escuta aqui na sede, esse olhar arguto e complacente com nossa saúde mental”, concluiu.

Daucyana Castro