20 de outubro de 2022

EMSERH realiza campanha de doação de sangue para aumentar estoques do Hemomar

Fotos: Adeta Holanda

Dezenas de colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foram na manhã desta quinta-feira (20), ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na capital São Luís, para doar sangue. A ação faz parte da campanha “Sangue de Heróis”, que tem o objetivo de incentivar a doação de sangue entre os colaboradores. O convite para o ato de solidariedade partiu do presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

“Viemos até aqui para doar sangue e também para estimular a população para este ato tão importante e que salva tantas vidas. É mais uma ação do projeto ‘Sangue de Heróis’, da EMSERH”, afirmou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Além dos colaboradores, a diretoria da EMSERH participou em peso do ato de amor. Diretores e gerentes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares se mobilizaram para doar e contribuir com o aumento dos estoques de bolsas de sangue do Hemomar, que atualmente estão em estado crítico.

“Estamos nos mobilizando de várias formas, como hoje com essa ação, nas nossas redes sociais, colocando em grupos de WhatsApp mostrando até estatisticamente que os quadros estão quase todos zerados. É bom lembrar que estamos nos aproximando das festas de fim de ano e sabemos que pode haver uma queda na doação. É para normalizar os estoques que convidamos aqueles que possam doar que façam esse gesto de amor ao próximo”, ressaltou Lidia Schramm, diretora jurídica da EMSERH.

“Toda conscientização, toda divulgação desta necessidade de doar sempre é muito importante. A rede estadual está com um estoque crítico de sangue e contamos com o apoio de toda a população neste sentido”, reforçou Jorge Araújo, Diretor de RH da EMSERH.

“Doar sangue é cuidar de vidas, é salvar vidas, a gente percebe que estamos com os estoques críticos então é fundamental que cada cidadão que possa agir solidariamente em ajudar o próximo mesmo sem conhece-lo, que é doação voluntária. Então é fundamental que cada um possa fazer sua parte, fazer sua doação, que você vai está ajudando a salvar vidas e isso é muito gratificante”, exaltou Paulo Ronchi, diretor de Planejamento da EMSERH.

A diretora geral do Hemomar pontuou que o estoque de bolsas de sangue já está crítico há bastante tempo. “Ações como esta, promovida pela diretoria, colaboradores da Emserh como um todo, são muito importantes para movimentar o estoque de bolsas de sangue. Contamos muito com a parceria de empresas, secretarias de governo, igrejas, grupos comunitários, como tem ocorrido e ajudado os estoques de bolsas de sangue; e o fundamental também, a importância da doação voluntária”, pontuou a diretora geral do  Hemomar, Clícia Galvão.

Rosalvina resolveu doar sangue no dia do aniversário

Mas o apelo por bolsas de sangue também atingiu a população. Doadora de sangue assídua, Rosalvina Carvalho, de 58 anos, iniciou o dia do seu aniversário doando sangue. Atitude altruísta que ajudará muitas pessoas. “Hoje pra mim é um dia muito especial porque é meu aniversário e decidi comemorar ajudando a salvar vidas, pois isso é o que me motiva. Sempre tive vontade de doar sangue e a primeira vez foi ano passado. Desde então já doei três vezes e pretendo não parar mais”, ressaltou.

Para doar a pessoa precisa pesar mais de 50kg, ter idade entre 18 e 60 anos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar bem de saúde.

O Hemomar funciona no bairro da Jordão, em São Luís, de segunda a sexta das 7h30 às 18h e aos sábados de 7h30 às 12h.

Daucyana Castro