23 de abril de 2021

EMSERH realiza aniversário solidário e arrecada mais de 2.700 cestas básicas; associação da Vila Bacanga é primeira beneficiada

Fotos: Laécio Fontenele

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) completou em abril 6 anos de fundação e marcou a data com a campanha Aniversário Solidário, em que arrecadou cestas básicas com funcionários, parceiros e voluntários para doar para família carentes e profissionais que atuam na saúde. No total, foram arrecadadas 2.743 cestas. A primeira entidade beneficiada foi a Associação Cultural Beneficente Amigos da Pereira Ramos, que recebeu nesta sexta-feira (23), 60 unidades para serem usadas em uma ação no Dia das Mães.

“É um pequeno gesto, pra gente tentar ajudar de uma forma mínima quem está sofrendo as consequências da pandemia. Tivemos excelentes referências do trabalho de vocês e com muito carinho oferecemos esse pequeno gesto. Quanto mais forças solidárias se juntam mais a sociedade evolui. Estamos à disposição e vamos continuar tentando levar serviço público de qualidade para quem precisa”, reforçou Marcos Grande, presidente da EMSERH.

A associação sem fins lucrativos está localizada na Rua Pereira Ramos, na Vila Bacanga, e possui 50 membros e atende moradores de rua e famílias carentes da Vila Bacanga, Vila Dom Luís, Vila Júpiter, Vila Cerâmica, Vila Embratel, Sá Viana e Jaracaty. Criada em 2014, a associação realiza durante o ano inteiro a arrecadação e distribuição de cestas básicas. De acordo com o vice-presidente da associação, Geofran Soeiro Pinheiro, este ano por conta da pandemia o Dia das Mães será diferente. Ele também agradeceu a doação.

“Agradecemos em nome da associação. A gente tem que se adaptar à pandemia. Deixamos de fazer muitas coisas, mas estamos tendo que repensar a forma de trabalhar. Agora para o Dia das Mães, em vez do tradicional almoço vamos distribuir esses alimentos. Ficamos felizes com os elogios e com a doação. Isso nos dá motivação pra trabalhar ainda mais”, disse Geofran Pinheiro.

Criada em 2015, na gestão Flávio Dino, a EMSERH é a primeira empresa de serviço hospitalar do Brasil, em nível estadual. É responsável por gerir com transparência e eficácia 70% das unidades de saúde na capital e no interior do Maranhão.

“Completamos seis anos no último dia 17 de abril e o cenário não nos permite comemorar. A pandemia mudou a rotina das pessoas e afetou de forma mais contundente os mais necessitados. A ideia de realizar uma campanha interna tinha o objetivo de contribuir com a sociedade de outra forma, além da assistência em saúde, unindo as mãos numa corrente de solidariedade”, explicou Marcos Grande.

Além dos profissionais da empresa, cerca de 40 empresas parceiras doaram cestas básicas. Neste sábado (24), serão entregues 600 cestas para Associação dos Produtores Unidos Venceremos, Colônia de Pescadores Z18, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, todos de Barreirinhas; e dois projetos em Humberto de Campos. Os profissionais de serviços gerais das unidades de saúde gerenciadas pela EMSERH também receberão cestas básicas, além de outros projetos ainda em fase de definição.