17 de outubro de 2022

EMSERH realiza ação com foco no Outubro Rosa

Fotos: Adeta Holanda

A semana começou com disponibilidade de serviço em saúde para quem trabalha diariamente para cuidar da saúde dos maranhenses. As colaboradoras da sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), terão acesso durante três dias à consultas com mastologista. A ação faz parte da programação em alusão a Campanha Outubro Rosa.

“Nada mais justo que cuidar das nossas colaboradoras que o ano inteiro também cuidam da nossa população atendida pelo SUS. Por isso fizemos questão de proporcionar a elas atendimento neste mês que trabalha fortemente a temática da prevenção do câncer de mama. Precisamos compartilhar informações sobre o câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo assim para a redução da mortalidade” frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Os atendimentos serão realizados nos dias 17, 24 e 31 de outubro. A médica mastologista Yara Sena ressaltou a importância do momento.

“É uma oportunidade durante a campanha identificar não só casos de câncer, mas de outras doenças que porventura possam existir. Nó sabemos que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maior a chance de cura. Portanto dar ênfase a essa prevenção e é importante que essa prevenção ocorra durante todo o ano”, frisou a mastologista Yara Sena.

Com o tema ‘Seja você, por você e para você. Previna-se’, a campanha proporcionou consultas com 15 colaboradoras no primeiro dia da ação. A primeira a ser atendida foi a arquiteta Raissa de Carvalho, do Setor de Engenharia da EMSERH.

“Demonstra primeiramente a preocupação da empresa em está oferecendo esta ação de saúde, como forma de prevenir e de alerta as mulheres que precisam está se cuidando com os exames preventivos e é fundamental a mulher se preocupa com o seu cuidado, com a sua saúde”, frisou.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês de outubro, as mulheres que precisarem fazer a consulta deverão se dirigir até a recepção montada no Espaço do Diabético, na Policlínica Diamante, e apresentar RG e Cartão do SUS. O intuito é aumentar o rastreio e facilitar o acesso aos meios de prevenção.

Além da Policlínica Diamante, o serviço de mamografia do Sistema Único de Saúde no Maranhão é oferecido nas regionais de: Açailândia; Bacabal; Balsas; Barra do Corda; Caxias; Chapadinha; Codó; Imperatriz; São Luís; Pedreiras, Pinheiro; Presidente Dutra; Rosário; Santa Inês e Timon.

Daucyana Castro