27 de maio de 2022

EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele

Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), estiveram reunidos no auditório do Edifício Ferreira Goulart, na capital São Luís. Foi 1° Encontro de Coordenadores de Enfermagem da EMSERH.

“Importante esse encontro por causa da educação, do constante desenvolvimento dos profissionais para que a gente consiga fazer o melhor atendimento possível para a sociedade. A palavra de ordem que é muito mais importante é a unificação e padronização desses conhecimentos. Então quem trabalha em qualquer município maranhense terá o mesmo conhecimento, a mesma capacidade de atender o público da melhor forma possível nas diversas regiões do Maranhão”, ressaltou Paulo Ronchi, Diretor de Planejamento e Governança da EMSERH.

Diretor de Planejamento e Governança representou o presidente da EMSERH

O encontro faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento e Educação (PDE) da EMSERH. O programa iniciou em julho de 2021, com o objetivo de oportunizar o compartilhamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como o alinhamento dos processos de trabalho entre os profissionais das unidades de saúde da rede EMSERH. Este foi o sexto encontro realizado pelo PDE.

A participação foi maciça por parte de coordenadores e supervisores de enfermagem das unidades administradas pela EMSERH, na capital São Luís e no interior do estado.

“Essa troca de experiências entre as unidades, os pontos positivos e pontos negativos, onde podemos melhorar, onde podemos ajudar um ao outro, sempre priorizando a melhor prestação de atendimento ao paciente”, pontuou Karina Régia Ferreira, supervisora de enfermagem e internação do Hospital Aquiles Lisboa.

“Trazer de Imperatriz as nossas experiências, os nossos momentos exitosos, nossas vivências, é um prazer muito grade. E nesse mês de maio, que é o mês da enfermagem, se torna ainda mais relevante. Em Imperatriz, nossa unidade acaba captando pacientes de 43 municípios da região e precisamos está bem preparados para atender nossos usuários do SUS com qualidade e segurança. Então poder compartilhar com todas as nossas unidades do Maranhão, essa troca de experiências, evento muito bom, extraordinário”, reforçou Vanessa Benini, Gerente de Enfermagem do Materno Infantil de Imperatriz.

Temas variados integram a programação

A programação incluiu palestras sobre variados temas entre eles: boas práticas para o processamento de produtos para saúde, cirurgia segura, processo de implantação do Hospital da Ilha, ação da enfermagem em áreas de gestão não assistenciais como enfermeiro auditor e enfermeiro do trabalho, além de experiências exitosas nas unidades de saúde gerenciadas pela EMSERH. A palestra de abertura foi “O papel do líder no cuidado”, ministrada pelo Gerente de Gestão da Qualidade da EMSERH, Moises Serra.

“Essa palestra vem justamente pra reforçar esse papel do enfermeiro como líder da assistência, do cuidado, sendo protagonista e reforçar também esse posicionamento, essa postura, a assumir esse comprimento que essa função exige. Um encontro importante porque neste mês inteiro está sendo abordada a questão da valorização da enfermagem. Esse momento é muito importante pela troca de conhecimento, onde existe esse feedback entre as coordenações e lideranças”, pontuou o Gerente de Gestão da Qualidade da EMSERH, Moises Serra.

Daucyana Castro