22 de setembro de 2021

EMSERH realiza 1º Encontro de Faturistas com colaboradores da capital e interior

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou nesta quarta-feira (22), no auditório do Edifício João Goulart em São Luís, o 1º Encontro Geral dos Faturistas, com o tema “Rotina Operacional para o faturamento nas empresas de saúde administradas pela EMSERH”. Participaram do evento cerca de 100 colaboradores das unidades de saúde da capital e do interior.

O diretor de Planejamento e Governança da EMSERH, Raul Fagner explica que o encontro faz parte do Programa de Desenvolvimento e Educação (PDE) e que o objetivo é trazer as unidades para um treinamento e para uma conversa.

Diretor de Planejamento e Governança da EMSERH explica objetivo do encontro

“Hoje vamos falar sobre faturamento, que é o coração pulsante financeiro das nossas unidades. É importante que esses colaboradores se sintam acolhidos pela EMSERH e nós sentimos que estamos formando uma equipe de qualidade para tocar nossas unidades. Desde 2015 estamos construindo uma saúde de qualidade. Inauguramos 10 hospitais em 100 dias. O que a Secretaria de Estado da Saúde e a EMSERH fizeram precisa ser lembrado todos os dias. Não foi à toa que o Maranhão teve o melhor desempenho no combate à Covid 19. Tudo isso é fruto do trabalho de vocês”, frisou Raul Fagner.

O faturista é o profissional dentro da unidade de saúde do SUS que registra toda a produção ambulatorial e hospitalar realizada durante todo o mês e envia essa produção para o Ministério da Saúde. Também é responsabilidade desse profissional revisar toda a produção nos relatórios técnicos de produtividade de cada unidade para prestação de contas.

Entre os temas abordados no encontro estão Organograma da Diretoria Financeira, Rotina Operacional para o faturamento das unidades de saúde gerenciadas pela EMSERH, Dicas de instalação dos Sistemas Operacionais, Apresentação das unidades com melhor desempenho nos últimos quatro anos, além do Controle e Avaliação da SES.

As palestras foram ministradas pelos colaboradores da EMSERH Daiane Brito, Jerciane Macedo, Klaus Meine e Ana Cajado. Da Secretaria de Estado da Saúde participaram Robério Rafael e Ieda Vanderlei, ambos do setor de Controle e Avaliação da SES.

A encarregada de faturamento Nayr Pereira da Costa veio do Hospital Regional de Caxias e comentou que esse encontro já era muito esperado.

Nayr Costa veio de Caxias para participar do encontro

“É uma troca de conhecimento, porque a gente conhece bem a nossa empresa, e passa um pouco do conhecimento pratico da nossa unidade. Como faturista a gente participa de toda a parte do hospital. Onde tem produção nós participamos. É um momento de conhecermos o fluxo e tirarmos dúvidas em relação a alguns procedimentos na unidade”, afirmou a colaboradora.

Daucyana Castro