28 de abril de 2022

EMSERH promove sessões de ginástica laboral como forma de cuidado à saúde do trabalhador

Por Daucyana Castro

Em continuidade às ações de cuidado à saúde do colaborador, a Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou, nesta quinta-feira (28), várias sessões de Ginástica Laboral, nos setores da empresa. A ideia da ação era oferecer um momento de melhora da condição física, prevenir lesões e reduzir o nível de estresse.

De acordo com a psicóloga e também presidente da Comissão de Saúde da EMSERH, Maiara Marques, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) relata que a prática de atividade física regular é fundamental para prevenir e atuar no controle de doenças, bem como para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade.

“A ação de hoje faz parte da programação das atividades da comissão previstas para 2022. Programamos pequenas pausas na rotina de trabalho e a pausa de hoje foi para fazer a movimentação do corpo por meio da ginástica laboral. Com essas práticas, temos o objetivo de continuar promovendo saúde e conscientizando nossos colaboradores quanto à prevenção de doenças”, frisou Maiara Marques.

O fisioterapeuta Jean Carlos foi quem conduziu as sessões. Ele relatou os benefícios da ginástica laboral para o colaborador. “Esse momento é importante para qualquer ambiente público, porque traz melhorias à saúde do colaborador, que as vezes não tem tempo de recorrer a uma atividade física. E você pode otimizar dentro da empresa algo que possa proporcionar esse bem estar, colaborar de alguma forma para tirar a tensão do dia a dia. O pessoal passa muito tempo digitando, subindo e descendo escada. É uma forma de trazer um pouco de satisfação para o funcionário”, frisou o fisioterapeuta.

A especialista de RH da EMSERH Fernanda França de Oliveira participou de uma das sessões e aprovou a iniciativa. “Eu achei muito interessante e inclusive acho que deveria ter todos os dias. Acaba que a gente tem uma tensão muito grande, a gente trabalha bastante e esses exercícios ajudam muito”, pontuou.

A Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foi criada em outubro de 2021 e homologada no Diário Oficial do Estado do Maranhão em 30 de março de 2022, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da EMSERH, com foco no conceito de saúde plena (física, mental e social).

Fotos: Laécio Fontenele

Daucyana Castro