22 de fevereiro de 2022

EMSERH promove ações de cuidado à saúde do trabalhador na sede

Fotos: Emmanuel Lopes

Por Daucyana Castro

Em continuidade às ações de cuidado à saúde do colaborador, a Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) em parceria com o Projeto Florescer da Secretaria de Estado da Saúde, iniciaram nesta terça-feira (22) uma série de atividades que envolvem os aspectos da saúde física e emocional, como Ginástica laboral, Tai Chi, Técnica de Automassagem, Quick Massagem e Rodas de Conversa com as temáticas “Saúde Mental” e “Atenção Plena na Alimentação”. As ações ocorrem na sede da EMSERH até quinta-feira (24).

“O objetivo das ações em saúde planejadas pela equipe da Comissão de Saúde Mental da EMSERH é desenvolver um cuidado permanente com o foco na saúde integral do colaborador. Temos um compromisso com o estabelecimento da cultura do autocuidado e do incentivo aos espaços de fala, expressão e compartilhamento, trazendo a possibilidade de promover saúde e prevenir doenças. A saúde ocupacional sempre foi uma preocupação da saúde pública e, agora mais do que nunca, precisamos firmar esses espaços de cuidado”, explicou Maiara Marques, psicóloga e também presidente da Comissão de Saúde da EMSERH.

A colaboradora Sílvia Carla da Silva Ferreira, do setor de Gestão Hospitalar participou do momento de ginástica laboral e automassagem e destacou que a iniciativa foi muito produtiva. “Nós como profissionais, nós precisamos desse momento. É um momento especial, de relaxamento, de introspecção. Pra mim foi muito produtivo e se tiver outros momentos como este estarei participando. Valeu a pena”, disse.

O educador físico Franciner Diniz que conduziu as atividades relatou os benefícios da ginástica laboral para o colaborador.

“É um movimento pré-trabalho. Você vai preparar seu corpo para o trabalho. Você faz o alongamento, o aquecimento, o condicionamento. E aí a gente acrescenta movimentos de respiração e concentração. É importante para o nosso dia a dia. Você precisa estar bem fisicamente e emocionalmente para tornar as relações do trabalho mais saudáveis”, concluiu o educador.

Daucyana Castro