18 de março de 2022

EMSERH promove 1° Encontro de Coordenadores de Farmácia em São Luís e dá continuidade à programa de educação

Texto: Eduardo Ericeira
Fotos: Laécio Fontenele

O 1° Encontro de Coordenadores de Farmácia da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) aconteceu, nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, no auditório do Edifício João Goulart, na capital São Luís. O encontro, que reuniu farmacêuticos que trabalham na rede hospitalar da EMSERH, fez parte do Programa de Desenvolvimento e Educação (PDE) da empresa. Atualmente, a EMSERH gerencia cerca de 80% das unidades e serviços de saúde da rede estadual.

“Momento de grande importância dentro desse programa de educação continuada, desta vez reunindo os coordenadores de farmácia das unidades. Para a gente é muito importante ter esse momento, porque é uma organização muito dinâmica e muito central para a qualidade da assistência”, destacou Will Mesquita, diretor administrativo da EMSERH.

Durante o encontro, foram tratados temas como fluxo de medicamentos, otimização de sistemas de informações, suas novas versões e funcionalidades, que na oportunidade foram repassadas aos coordenadores das farmácias das unidades. Os participantes também tiveram acesso a novas ferramentas na área da tecnologia da informação no gerenciamento dos estoques.

“Nós temos em torno de 60 unidades que somos responsáveis pelo abastecimento de material médico-hospitalar e medicamentos e o nosso trabalho depende diretamente do retorno que temos das unidades de saúde e dos coordenadores de farmácia. São etapas que precisam ser cumpridas e, desde a primeira etapa até o fechamento desse ciclo, a gente depende do envolvimento das unidades, para fazer com esse processo funcione corretamente, fazendo com que a assistência prestada seja a melhor possível. Portanto, é fundamental esse trabalho conjunto, essa comunicação com as unidades de saúde”, pontuou a gerente da Central de Abastecimento Farmacêutico, Rafaela Drumond Nogueira.

“Nestes encontros, temos a oportunidade de debater temas fundamentais para o bom fluxo das unidades e melhor atender a população maranhense. A farmácia hospitalar é um setor primordial para as unidades de saúde. Aqui, encontramos os colegas farmacêuticos, os profissionais da EMSERH para troca de informações, troca de experiências, debater as principais atualidades, discutir sobre a rotina da farmácia, sempre pensando em levar uma assistência de qualidade ao usuário do SUS”, ressaltou Talyta Dolores, coordenadora da farmácia do Hospital Macrorregional dr. Mamede Trovão, de Coroatá.

O Programa de Desenvolvimento e Educação da EMSERH é uma ação de educação continuada e corporativa que busca desenvolver habilidades e a gestão, através de encontros, cursos e workshops. Já reuniu em planejamento diretores clínicos e administrativos das unidades de saúde, faturistas e, agora, os farmacêuticos. Um novo encontro está agendado para o mês de maio com profissionais de enfermagem.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira