20 de dezembro de 2021

EMSERH planta mudas nativas em unidade de saúde para simbolizar recomeço

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) está realizando o plantio de mudas nativas em unidades de saúde. A ação chama-se Plantando Esperança que, realizada com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, tem o objetivo de marcar um recomeço nas unidades. 

O presidente da EMSERH, Marcos Grande, explica que o gesto é simbólico sobre o recomeço, após dois anos de intensa luta na pandemia. “Parte da nossa vida é muito representada por gestos e símbolos. A gente faz isso como um gesto de amor, pois representa o carinho que nós temos pela nossa rede. Essas árvores devem permanecer aqui por muitos anos acompanhando essas unidades e representam esperança e o desejo de sair desse momento. Esperamos que 2022 seja um ano melhor, que a gente vire essa página do coronavírus e aproveite a nossa rede de saúde para outros tratamentos”, comentou Marcos Grande. 

As mudas foram doadas pela Vale. No futuro, serão árvores frondosas, dentre elas ipês branco e amarelo. Pela manhã, as mudas foram plantadas no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e Hospital Genésio Rego. “A plantação dessa muda significa um renascimento para toda a sociedade. O HCI é isso, é um hospital novo, uma nova construção para o Maranhão”, disse o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro. 

O diretor administrativo da unidade agradeceu pelo ato. “Essa ação, essa árvore plantada significa nosso recomeço”, disse Luís Henrique Malfitano. 

No Hospital Genésio Rego, a muda foi plantada na entrada da unidade de saúde com a presença de colaboradores e dos pacientes Maria de Jesus Alves Sousa e Sidney Roberto Magalhães, ele que teve alta da UTI recentemente após problemas cardíacos. “Esses últimos dois anos foram bem difíceis, mas com a união da nossa equipe forte, a gente tem vencido. Quero agradecer o apoio de cada um dos profissionais”, destacou a diretora geral do Hospital Genésio Rego, Larissa Cavalcanti Moraes. 

Na quarta à tarde, mais duas unidades de saúde receberam as mudas. Na UPA Itaqui Bacanga, os profissionais de saúde juntamente com o técnico de manutenção predial Moyses Alves participaram do ato. “A gente fica lisonjeado. É simbólico, mas pra gente é grandioso por vocês estarem sempre presentes”, afirmou a diretora administrativa da UPA Itaqui Bacanga, Alzira Brito. 

O diretor clínico da unidade, Cláudio Revil, destacou a gratidão e o respeito pela EMSERH e SES. “Isso pra gente mostra o quanto vocês estão empenhados em ajudar a nossa população e essa árvore plantada aqui hoje representa vida, isso pra gente é gratificante”, afirmou. 

No Hospital Aquiles Lisboa, na região do Bonfim, o ato foi compartilhado por profissionais de saúde e comunidade. “Um belíssimo é o ato de plantar. É uma nova vida que nasce e que renova a esperança de dias melhores. Um ato muito representativo diante dos 84 anos do Aquiles Lisboa”, frisou a diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa, Nathalia do Vale Carvalho de Araújo. 

“Semeie por onde passar. A colheita será sempre farta. Que este ipê aqui plantado seja o símbolo de muita prosperidade na vida de todos nós”, finalizou o diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa, Carlos Eduardo.

Eduardo Ericeira