30 de setembro de 2021

EMSERH participa de evento em alusão a segurança do paciente

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Dia Mundial de Segurança do Paciente foi lembrado, nesta quinta-feira (30), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com o tema “O Estado do Maranhão de Mãos Dadas pela Segurança do Paciente”, o encontro reuniu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, unidades de saúde e empresas e institutos gestores, entre eles a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O secretário de Estado da Saúde Carlos Lula enviou uma mensagem por vídeo e reforçou a importância de implantar os protocolos de segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Maranhão.

“Todos os anos o mês de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente. Nosso objetivo é oferecer serviços com segurança a quem mais precisa. Neste ano, abordamos o cuidado materno com o tema central incentivando o parto seguro. Agradeço a todos que se unem a nós nesse trabalho, combinando ciência e imunização na medida certa para acolher e salvar vidas”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Fernando Couto, representou o presidente da empresa, Marcos Grande, e destacou o compromisso da EMSERH em cumprir as metas que garantem a segurança do paciente.

“Em nossas unidades temos os Núcleos de Segurança do Paciente, que são responsáveis por verificar se os protocolos estão sendo realizados de maneira segura. É sempre bom lembrar que o paciente é sempre um familiar de alguém. Então, a EMSERH busca cuidar desse familiar de alguém como se fosse um familiar nosso. E o Setembro Laranja é justamente um mês para puxar este assunto”, explicou o diretor clínico da EMSERH, Fernando Couto.

Dr. Fernando Couto representou presidente da EMSERH

Durante o evento, o Hospital de Câncer do Maranhão apresentou um relatório de boas práticas e o setor de Qualidade da EMSERH exibiu um vídeo com as atividades desenvolvidas durante o mês de setembro nas unidades de saúde.

Daucyana Castro