6 de outubro de 2021

EMSERH implanta Comissão de Saúde Mental com foco em prevenção

Foto: Daucyana Castro

Preocupada com a manutenção da saúde mental de seus colaboradores, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) está implantando uma Comissão em Saúde Mental e Trabalho (CSMT). O projeto foi apresentado para gerentes e abraçado pela presidência, no sentido de que a saúde precisa ser trabalhada sob três pilares: saúde física, mental e social.

“Nosso objetivo é promover uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da EMSERH, com foco no conceito de saúde plena (física, mental e social). Foi realizada uma Pesquisa de Diagnóstico Situacional na sede com os nossos profissionais. Em seis meses, alguns colaboradores apresentaram alteração de humor e outros sintomas isolados,”, explicou Talita Portella, gerente de Saúde Ocupacional da EMSERH.

A pesquisa mostrou também muitos colaboradores que se autoavaliam com dificuldade de relaxamento, seguido de problemas com sono e agitação.

A comissão será formada por um colaborador de cada setor, que será a pessoa responsável por identificar e acolher esse colaborador, providenciando atendimento mediante fluxo organizado para essa comissão em saúde mental em específico. A ideia é expandir o projeto para outras unidades de saúde no futuro. O fluxo parte do colaborador indicado pela comissão, encaminhamento para o setor de Saúde Ocupacional, triagem com psicólogo e, se houver necessidade, avaliação psiquiátrica e tratamento.

A ideia é que a Comissão em Saúde Mental e Trabalho (CSMT) da EMSERH esteja em atividade com projetos e ações para prevenção de adoecimento dos colaboradores e tratamento para os que já apresentarem sintomas de adoecimento.

A comissão é formada pelos seguintes colaboradores: Paula Pinho Unes Boueri, Valdeci Gomes Silva, Vanessa Almeida Cunha Santos, Mayara Costa de Freitas Silva, Solange Costa Freire, Kilma Keila Dias Costa Teixeira, Daniele Gomes Coimbra, Keylla Thais Brito Chaves, Rayane Bezerra, Anne Rafaelle, Fabrícia Alves, Lucilene  Menezes, Yole Saraiva, Maiara Marques, Flávia Machado e Mirla Fernanda de Mota Uchoa Petit.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]