4 de julho de 2019

EMSERH entrega equipamentos de segurança para maqueiros de UPAs de São Luís

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) entregou nesta quinta-feira (4), no auditório da empresa, 30 protetores de coluna para maqueiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

De acordo com a enfermeira do trabalho da EMSERH, Talita Portela, é a primeira vez que a rede de unidades de saúde estaduais recebe esse tipo de equipamento. “Os maqueiros são profissionais que precisam de assistência e, para isso, devem trabalhar em conformidade com as normas regulamentadoras”, destaca Talita Portela. “Conforme nosso planejamento, até o fim do ano, todas as unidades de saúde geridas pela EMSERH irão dispor desses equipamentos, contribuindo para a redução de lesões e doenças ocupacionais, bem como para a melhoria da postura física dos maqueiros no desempenho de suas atividades”.

Entrega dos coletes para maqueiros foi no Auditório da EMSERH (Foto: Antonio Fonseca)

A ação SESMT/Gerência Administrativa da EMSERH, realizada no auditório da empresa, contou com a participação da enfermeira do trabalho, Talita Portela, o médico do trabalho, Carlos Frias, o engenheiro de segurança, Edgleyson Macedo Lopes  o técnico em segurança do trabalho, Paulo Cunha, e maqueiros das UPA Vinhais, Upa Itaqui- Bacanga, Upa Araçagy, entre outras.

O engenheiro de segurança do trabalho do SESMT/EMSERH, Edgleyson Macedo Lopes, explica que um dos objetivos é adotar medidas responsáveis para a segurança do trabalhador. Baseado nisso, a equipe verificou nas unidades de saúde a necessidade do uso de cintas ergonômicas pelos maqueiros. “Com esta iniciativa, o SESMT implanta mais uma ferramenta de segurança, proporcionando um melhor ambiente de trabalho e redução dos afastamentos, acidentes e doenças do trabalho”, ressalta Edgleyson Lopes.

Palestra – Durante o evento, Talita Portela e o técnico em segurança do trabalho Paulo Cunha ministraram palestra sobre ergonomia. Ao longo da palestra, eles orientaram os maqueiros sobre a importância do uso dos equipamentos e destacaram as medidas de segurança e prevenção.

Coletes ergonômicos previnem lesões e doenças ocupacionais(Foto: Antonio Fonseca)

O evento também contou com o apoio da enfermeira Karyn Azevedo, assessora de controle interno da AUDIN. Karyn instruiu os maqueiros sobre a importância de realizar alongamentos e exercícios físicos ao longo das atividades de trabalho. A ação com maqueiros foi possível também graças ao apoio da Gerência de Logística da EMSERH, representada pelo analista de patrimônio, Fernando César Oliveira.

Maqueiros – Maqueiros de Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) presentes no evento elogiaram a iniciativa. O maqueiro Kleber Carvalho Neri, que trabalha na UPA Vinhais, disse que a iniciativa é boa principalmente quando o assunto é a segurança do trabalhador. “Achei legal receber um equipamento tão bom, afinal sou maqueiro há cinco anos e nunca tinha recebido um protetor de coluna”, comentou o maqueiro.

Há cinco anos atuando como maqueiro, João Cruz contou que gostou muito de receber orientações sobre sua atividade de trabalho e ainda receber um equipamento de segurança. “Eu vou usar hoje mesmo, lá no trabalho”, concluiu o maqueiro que atualmente trabalha, na UPA do Itaqui – Bacanga.

Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH

Daucyana Castro