20 de julho de 2021

EMSERH entrega certificados do programa Jovem Aprendiz

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou, nesta terça-feira (20), a solenidade de certificação dos jovens que participaram da 1ª etapa do Jovem Aprendiz 2021. O programa criado pelo governo federal é uma forma de auxílio para jovens entre 14 a 24 anos, com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional.

Na EMSERH, o Jovem Aprendiz foi implantado em 2020, tendo sua 1ª edição finalizada em 2021. Os 61 jovens selecionados atuaram na área administrativa da sede da EMSERH e em várias unidades de saúde gerenciadas pela empresa, como por exemplo, o Hospital do Câncer, UPA Itaqui-Bacanga, Hospital Aquiles Lisboa e CER Olho D’Água, com carga horária semanal entre 8 e 18 horas.

Para o presidente da EMSERH, Marcos Grande, a realização do programa foi considerado um sucesso tendo em vista o aproveitamento de 6 dos 61 jovens que participaram – muitos possuem menos de 18 anos e não podem ser reaproveitados. “É uma forma eficiente de contribuir como solução nesse cenário desafiador para a juventude e ainda promover força de trabalho. Encontrar uma primeira oportunidade de emprego que respeite o fato desse jovem ser uma pessoa em desenvolvimento e que o estimule a continuar os estudos e o desenvolvimento profissional é um dos grandes desafios para essa juventude e pudemos contribuir positivamente neste aspecto”, refletiu Marcos Grande.

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu no auditório da EMSERH. A gerente de desenvolvimento da EMSERH, Fabrícia Alves, abordou a experiência da 1ª Turma do Programa Jovem Aprendiz na empresa.

Gerente de Desenvolvimento fala sobre o Jovem Aprendiz

“Foram 17 meses de experiência e o nosso desejo é que cada aprendiz traga consigo alguns sentimentos pelo término dessa jornada: a alegria da realização do sonho do primeiro emprego e a sensação indescritível do dever cumprido. Desejamos profundamente que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para que vocês cheguem ao destino profissional que vocês tanto sonham e merecem”, disse.

A jovem Ana Beatriz Macedo Silva, 19 anos, que atuou na Policlínica Diamante no setor de laudo médico, recebeu o Certificado do Programa Jovem Aprendiz, em nome dos 61 profissionais participantes.

“A EMSERH foi perfeita. Atuar como assistente administrativo me fez conhecer áreas que eu não conhecia, lidar com um fluxo de documentos tão importantes que são os exames. Isso despertou sensibilidade e foco para desenvolver o trabalho com rapidez. Foram muitos desafios e a palavra que pode resumir é superação. Foi uma experiência maravilhosa”, disse Ana Beatriz.

Ana Beatriz atuou como assistente administrativo na Policlínica Diamante

A gerente de Comunicação e Marketing, Paula Boueri, encerrou o encontro com uma palavra aos jovens aprendizes. “Tenham ambição. E eu quero ressignificar essa palavra para vocês. Pensem ambição no sentido de querer crescer, querer servir e fazer o melhor naquilo se faz, ter excelência em qualquer função que a gente exerça. E eu espero que vocês tenham essa ambição”, finalizou.

JOVEM APRENDIZ

Para poder participar do programa, o aprendiz precisa ter que 14 e 24 anos de idade, estar matriculado e frequentando a escola, e / ou frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, relacionado à atividade que desempenhar enquanto estiver contratado.