15 de dezembro de 2019

EMSERH e UEMA promovem seletivo para Residências Médica e Multiprofissional neste domingo (15)

As provas dentro do Processo de Seleção para o ingresso de novos residentes para os programas de Residência Médica e Multiprofissional, serão aplicadas neste domingo (15), nos Campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) São Luís e Caxias.

Ao todo estão sendo ofertadas 56 vagas, para as duas modalidades de Residências. As vagas estão divididas da seguinte forma:

RESIDÊNCIA MÉDICA – 32 vagas, distribuídas em 10 especialidades médicas, para quatro hospitais na capital São Luís e outras duas unidades de saúde na cidade de Caxias.

Em São Luís, estão sendo disponibilizadas vagas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Urologia e Cirurgia Básica, no Hospital Carlos Macieira; Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho; Pediatria no Hospital Infantil Dr° Juvêncio Matos; e Psiquiatria no Hospital Nina Rodrigues.

No interior do estado, no município de Caxias, outras duas unidades estão ofertando vagas. Clínica Médica no Hospital Macrorregional Dr° Everaldo Ferreira Aragão; e Obstetrícia e Ginecologia, na Maternidade Carmosinha Coutinho.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – 24 vagas, sendo 10 vagas para o Programa de Atenção e Oncologia, composto por cinco categorias. São elas: enfermagem, farmácia, nutrição, serviço social e psicologia, no Hospital de Câncer. Outras 8 vagas estão disponíveis para o Programa de Atenção e Terapia Intensiva Adulto, sendo que para quatro categorias, fisioterapia, enfermagem, nutrição e odontologia, no Hospital Dr° Carlos Macieira. Há ainda 6 vagas, no Programa de Atenção e Neonatologia, com as categorias de psicologia, fisioterapia e enfermagem, no Hospital Infantil Dr° Juvêncio Matos.

Ao todo, 469 candidatos tiveram a inscrição deferida para concorrer às vagas na Residência Médica e 1.178 inscrições deferidas para o seletivo na Residência Multiprofissional. As provas serão realizadas em São Luís e Caxias, no horário das 13 às 17 horas, nos Campi da UEMA em Caxias e São Luís.

“A UEMA realiza esse seletivo desde 2017, fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a UEMA e a Secretaria de Estado da Saúde. Essa parceria se consolidou ao longo dos anos e o número de inscrições tem crescido ano após ano. Neste domingo dia 15/12/19 iremos aplicar prova para os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em São Luís e Caxias. A confirmação de inscrição esteve disponível no site desde o dia 09/12/19. Todas as providências foram tomadas pela equipe ASCONS/UEMA objetivando um seletivo tranquilo e transparente”, explicou Cristiane Miranda, Assessora de Concursos e Seletivos da Reitoria da UEMA

“A oportunidade ofertada aos profissionais da área da saúde do estado do Maranhão por meio do processo seletivo dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais representam um grande marco, tendo em vista a possibilidade destes profissionais já graduados poderem ingressar nesta importante modalidade de formação considerada padrão-ouro. Além disso os aprovados receberão durante os dois anos de formação uma bolsa no valor de R$ 3330,43 e vivenciarão um intenso processo de imersão nos cenários de práticas, sob acompanhamento de profissionais preceptores e tutores mestre e doutores para uma formação de excelência na área da especialidade escolhida. O resultado a longo prazo é a oferta de profissionais para atuação na rede de saúde estadual com a devida qualificação técnica necessária para uma assistência de qualidade e resolutiva”, reforçou Leandro Marques, Chefe dos Programas de Residências Multiprofissionais da EMSERH.

Eduardo Ericeira