29 de outubro de 2019

EMSERH e Bombeiros capacitam profissionais dos Hospitais Regionais de Barreirinhas e Paulino Neves na prevenção e combate a incêndio

As atividades estão sendo desenvolvidas de terça a quinta-feira, entre os dias 29 e 31 de outubro. A Simulação de Evacuação acontece no dia 29/10 (terça-feira) e 30/10 (quarta-feira), no Hospital Regional de Barreirinhas, com a parte teórica na Apresentação do Plano de Ação de Emergência, acontecendo no turno matutino, e a parte prática, de Evacuação, no período da tarde. Além da equipe do SESMT da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), o treinamento também é ofertado por equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão.

Já nos dias 30/10 (quarta-feira) e 31/10 (quinta-feira), a capacitação será desenvolvida no Hospital Regional de Paulino Neves. Ressaltando que na quarta, dia 30/10, o treinamento acontece nas duas unidades administradas pela EMSERH, com o deslocamento das equipes do SESMT e Corpo de Bombeiros, entre os municípios maranhenses.

Dentro do processo de capacitação, os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, também terão acesso a informações como: o uso de extintores, sinalização de emergência, hidrantes e vários outros temas que dizem respeito ao plano de ações de segurança nas unidades. Na parte prática, vale destacar também, o treinamento de Combate a Princípio de Incêndio.

“Analisamos como de extrema importância esse treinamento que é dado aos profissionais de saúde que trabalham nos Hospitais da Rede de Saúde Estadual administradas pela EMSERH. Claro que não torcemos para que aconteça algo que seja necessário a atuação dos profissionais capacitados, mas é preciso ter esse conhecimento em uma situação de pânico, em uma situação de incêndio. É preciso que hajam profissionais habilitados para trabalhar com esse tipo de situação, é primordial para segurança de todos”, explicou o Técnico em Segurança do Trabalho, Paulo Cunha, que compõe o quadro de colaboradores do SESMT da EMSERH, e participa da capacitação nos Hospitais Regionais de Barreirinhas e Paulino Neves.

Ao todo, mais de 60 profissionais se inscreveram nos cursos, interessados em participarem do processo de capacitação. O SESMT da EMSERH, explicou que a procura foi muito elevada, e que para garantir o sucesso do treinamento é preciso que haja um público limite, mas será formada uma lista de espera para atividades futuras.

“Já demos início a essa capacitação em outras unidades de saúde. A ideia é fecharmos esse treinamento de combate a incêndio e pânico em todos os Hospitais da Rede Estadual de Saúde administrados pela EMSERH. Já avançamos muito!”, destacou Edgleyson Lopes, Engenheiro de Segurança e Coordenador do SESMT da EMSERH.

Os profissionais que passam pelo treinamento e ficam habilitados a exercerem os trabalhos de prevenção e combate a incêndios são considerados Brigadistas. O objetivo, de acordo com o SESMT da EMSERH, é garantir a capacitação de pelo menos um profissional de cada setor da unidade hospitalar, bem como um plantonista. Dessa forma, a unidade estaria totalmente protegida, 24 horas, com pelo menos um profissional habilitado a atuar em situações de incêndio e pânico, caso venha a acontecer.

A equipe do SESMT da EMSERH, viajou nesta segunda-feira (28), véspera do início dos cursos, às unidades localizadas nos Lençóis Maranhenses. Desta forma, haverá a preparação prévia com antecedência entre os colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, militares do Corpo de Bombeiros e profissionais de saúde que trabalham nos Hospitais Regionais de Barreirinhas e Paulino Neves.

Eduardo Ericeira