18 de abril de 2022

EMSERH cumpre convocação prevista em edital de candidatos aprovados no concurso de 2017

Por Daucyana Castro

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) cumpriu integralmente a convocação do número de candidatos aprovados no concurso realizado pela empresa no ano de 2017, obedecendo assim a exigência prevista em lei. O certame, lançado em 11 de dezembro de 2017, previa a oferta de 1.000 vagas nas áreas assistencial e administrativa e foi realizado pelo Instituto AOCP. No total, já foram convocados 1.538 profissionais, 53,8% a mais de vagas previstas.

“O concurso público de 2017, primeiro da empresa, foi muito aguardado. Em todo o processo, primamos pela transparência e seriedade. Esses profissionais que entraram agora possuem a mesma missão da empresa, que é prestar assistência em saúde à comunidade maranhense, com qualidade e eficiência”, declarou o presidente da empresa, Marcello Duailibe. 

O concurso selecionou candidatos para o provimento de vagas em empregos públicos efetivos de nível superior e médio, do plano de cargos e salários da empresa, com lotação nas unidades de saúde do Estado do Maranhão administradas pela EMSERH. Foram convocados ao todo 1.538 profissionais, desde maio de 2018, data da homologação do resultado final. O concurso era válido por 2 (dois) anos, contado a partir da data de homologação do resultado final do certame, podendo ser prorrogado 1 (uma) única vez, por igual período, por conveniência administrativa. Ou seja, este prazo se extingue agora em maio de 2022. 

Dentre os profissionais convocados, 1.000 eram das vagas oferecidas e 538 do cadastro de reserva, o equivalente a 53,8% a mais de vagas previstas. Foram chamados técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes administrativos, farmacêuticos, entre outros.

“O concurso público, além de uma obrigação legal, busca melhorar a eficiência no setor público, selecionando os melhores candidatos com base em critérios objetivos e técnicos. Com a chamada de mais de 50% das vagas além das previstas, a EMSERH reafirma seu compromisso com a população, garantindo igualdade e transparência no recrutamento de seus profissionais”, frisou a diretora de RH da EMSERH, Janyr Carvalho. 

A fisioterapeuta Samya Pinheiro Araujo, lotada no Hospital Dr. Genésio Rego, conta que ser aprovada no concurso foi um sonho realizado. “Era um sonho meu que se realizou. Ter a segurança de um concurso, sem ter medo de qualquer hora sair. Quando eu passei, eu fiquei tão feliz que eu consegui. Foi uma vitória e quando eu fui chamada, fiquei mais feliz ainda. Eu tenho muito orgulho de dizer que eu sou concursada da EMSERH”, disse a fisioterapeuta.

Daucyana Castro