9 de novembro de 2021

Em Timbiras, Governo beneficia cerca de 500 pessoas com o Programa Saúde na Praça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está executando o Programa Saúde na Praça em diversos municípios maranhenses. Neste último fim de semana, a ação aconteceu em no município de Timbiras, onde 429 pessoas foram atendidas. Além de outros serviços, o programa ofereceu triagem médica para o encaminhamento de pacientes às consultas oftalmológicas para tratar de catarata, pterígio e retina. 

“O Saúde na Praça surgiu como uma estratégia para dar prosseguimento às cirurgias oftalmológicas dos municípios maranhenses. Sabemos que a pandemia nos obrigou a suspender diversos serviços, mas com a queda dos indicadores de óbitos e de novos casos da Covid-19, estamos conseguindo retomar as assistências médicas. Isso só mostra que, quando se caminha com o mesmo objetivo, quem ganha é o povo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

As consultas, que estão em andamento no Hospital Regional de Timbiras, acontecerão até o dia 10 de novembro. No momento da consulta, devem ser apresentados documentos como identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Em cada atendimento são feitos exames de Biometria, Tonometria, Biomicroscopia de fundo de Olho e Biometria Ultrassônica. 

Após a consulta e exames, se constatada a necessidade de intervenção cirúrgica, o paciente é imediatamente direcionado para outra ala do hospital, onde passará pelo procedimento no mesmo dia. O Saúde na Praça em Timbiras também beneficiou pacientes de outras cidades da região. 

De acordo com o diretor administrativo do Hospital de Timbiras, Antônio Braúna, a mobilização confirma o compromisso da gestão estadual com a saúde da população. “O impacto dessa iniciativa será imenso. Devido à pandemia, muitos serviços precisaram ser suspensos, mas a mudança de cenário e a realização do programa estão possibilitando o retorno de diversos serviços, devolvendo a autonomia e a alegria às pessoas”, destacou. 

Isaías Ferreira, de 30 anos, natural de Timbiras, foi um dos beneficiados pelo Saúde na Praça com cirurgia de Pterígio. “Só temos a agradecer, pois toda a equipe foi bem atenciosa e está de parabéns. Que mais iniciativas do tipo sejam feitas, pois elas são boas, não só para nós de Timbiras, mas também para as demais cidades próximas”, disse.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira