21 de fevereiro de 2018

Em Santa Inês, Governo promove mutirão de cirurgias e consultas no Hospital Macrorregional Tomás Martins

(Foto: Francisco Campos)

Referência para 20 municípios das regiões de Santa Inês e Zé Doca, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, realiza de quarta-feira (21) a sexta-feira (23) a Semana Ação Saúde, voltada tanto para a população em geral, quanto para os profissionais da saúde. Ligado à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade fará mutirão de consultas, de cirurgias e treinamento de profissionais.

Com os novos hospitais regionais de Santa Inês, Imperatriz, Bacabal, Pinheiro, Presidente Dutra e Balsas, o Governo do Maranhão mudou a saúde de todas as regiões do estado. “Estamos assegurando a melhoria da saúde da população com a nova rede de hospitais instalada no estado. Com os investimentos da gestão do governador Flávio Dino, ofertamos um atendimento humanizado e de excelência”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em Santa Inês, nesta quarta-feira (21), haverá mutirão de consultas urológicas nos dois turnos e palestras sobre câncer de próstata e de pênis no Hospital Macrorregional Tomás Martins. “Planejamos a ação para depois do carnaval, porque muitos se descuidam no período, assim conseguimos também verificar a incidência das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, explica a diretora administrativa do hospital, Thayse Nina.

No mesmo dia, pela manhã, os profissionais da unidade passarão por qualificação. O treinamento, que será estendido aos socorristas dos hospitais municipais de Santa Inês, abordará ética profissional, atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes. Pela tarde, o foco será a saúde bucal, com palestras, oficina de escovação e um grande “escovaço” coletivo.

Na quinta-feira (22) à tarde, cerca de 80 crianças passarão por triagem e avaliação para serem submetidas à cirurgia em um mutirão na sexta-feira (23). Os atendimentos serão regulados, o que quer dizer que as crianças já foram selecionadas e encaminhadas para o procedimento. As crianças também participarão de dinâmica e atividades de musicoterapia com equipe multiprofissional.

“Existe uma grande demanda deste público em nossa unidade. Com o mutirão, conseguimos diminuir uma demanda reprimida que temos na região. São cirurgias de pequeno porte, como retirada de hérnias”, informa Thayse Nina.

Ação Saúde no Hospital Macrorregional Tomás Martins

Quarta – feira (21)
Manhã
Mutirão de urologia (consulta com urologista e palestra sobre câncer de próstata e pênis);
Treinamento para profissionais internos e socorristas dos hospitais municipais;

Tarde
Mutirão de urologia (consulta com urologista e palestra sobre câncer de próstata e pênis;
Palestra sobre saúde bucal e escovação coletiva para as crianças do ambulatório;

Quinta-feira (22)
Tarde
Triagem para mutirão de cirurgias pediátricas;
Dinâmica e musicoterapia com equipe multiprofissional;

Sexta-feira (23)
Mutirão de cirurgias pediátricas

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)