5 de julho de 2016

Em 5 meses, Hospital Geral de Grajaú registrou mais de 18 mil atendimentos

Foto-4_Divulgação_SES_30062016-Hospital-Geral-de-Grajaú-atendeu-mais-de-18-mil-pacientes-em-150-dias-nas-áreas-de-clínica-ortopédica-cirúrgica-e-médicaO Governo do Maranhão, por intermédio do Hospital Geral de Grajaú (HGG), oferece atendimento nas áreas de clínicas ortopédica, cirúrgica e médica, com equipe de plantão 24 horas. A unidade de saúde, nos cinco primeiros meses deste ano, realizou, nas três especialidades, 18.795 atendimentos. O hospital é dotado de centro cirúrgico, laboratórios de raio-x e ultrassonografia.

Para internação, as áreas de clínicas ortopédica, cirúrgica e médica, dispõem de 50 leitos, sendo dois individuais para atender casos de doenças infectocontagiosas. A unidade de saúde recebe pacientes, principalmente, da região de Grajaú – composta pelo município sede do hospital e também por Itaipava, Arame, Sítio Novo, Jenipapo dos Vieiras, Formosa da Serra Negra –, além de Barra do Corda e Estreito.

A diretora Administrativa do Hospital Regional de Grajaú, Monalisa Brito Ribeiro, informou que a unidade de saúde continua avançando na oferta do atendimento, investindo na qualidade dos serviços. “De janeiro a maio deste ano, o HGG atendeu 20.878 pacientes, sendo 18.795 das áreas de clínica ortopédica, cirúrgica e médica”, pontua. Os dados correspondem há apenas cinco meses e são expressivos ao serem comparados com todos os 12 meses dos anos anteriores, em 2014 foram 28.826 pacientes atendidos e em 2015 foram 31.352.

Este ano, a especialidade clínica médica já realizou 14.600 atendimentos, seguida da área ortopédica com 2.142 atendimentos, enquanto a clínica cirúrgica teve 2.053 atendimentos.

Atendimento célere

O aposentado Cícero Ferreira dos Santos, 66 anos, buscou atendimento de emergência no Hospital Geral de Grajaú. Ele foi levado à unidade de saúde pelo filho Eldo Santos, 39 anos, onde foi diagnosticado com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o segundo em 10 anos. “O atendimento de qualidade trouxe outra perspectiva para o meu pai, apesar de, ainda, enfrentar algumas sequelas do AVC. Ele permanece com um lado paralisado. Acompanho o tratamento para que ele recupere a saúde”, disse Eldo Santos.

Saúde mental

No dia a dia do Hospital Geral de Grajaú, a equipe de enfermeiros e médicos da área clínica tem participado de capacitações, promovidas pela unidade de saúde, para ampliar a segurança na realização do atendimento de pacientes com transtorno mental.

O médico Adoan Malheiro Marinho Júnior, diretor clínico do HGG, explica que o treinamento das equipes proporciona um atendimento diferenciado e com maior qualidade aos pacientes com transtorno mental. “Tudo isso com o engajamento dos profissionais, proporcionando um atendimento mais humanizado. O objetivo é ampliar a capacitação para outras áreas do atendimento”, enfatizou o diretor.

Daucyana Castro