6 de agosto de 2017

Efetivo militar foi incrementado em 26,9% nos dois anos e meio da gestão Flávio Dino

Novos policiais, equipamentos e armamentos incrementaram o Sistema de Segurança nestes dois anos e meio de gestão. Foto: Gilson Teixeira/Secap

O número de policiais militares no Maranhão aumentou 26,9% nestes dois anos e meio da gestão Flávio Dino. Foram incorporados ao efetivo 2.637 novos militares na corporação, incluindo bombeiros. O incremento faz parte do plano de reestruturação das polícias, que vem sendo executado na Segurança Pública pelo Governo do Estado e contempla, além do aumento do efetivo, a equipagem do policiamento com novos materiais e ações de valorização do policial maranhense. Somado a estas medidas, o governador anunciou que no próximo mês será lançado edital de concurso público para a categoria.

Novos policiais, equipamentos e armamentos incrementaram o Sistema de Segurança nestes dois anos e meio de gestão. Foto: Karlos Geromy/Secap

Como reflexo destes investimentos está a queda em mais de 30% nos índices de homicídios, destaca o governador Flávio Dino. “Enquanto outros estados estão vivendo uma degradação completa na segurança, o Maranhão apresenta queda dos índices de violência. Isso significa que vidas estão sendo preservadas. Diante disso, quero agradecer aos policiais pelo trabalho dedicado que têm feito e dizer que temos procurado melhorar as condições de trabalho para esta categoria, para que se sintam valorizados”, reforçou. O governador pontuou como marco a soma de seis mil promoções, a maior da história da corporação; compra de armamento e itens de segurança individual como coletes; entrega de 570 novas viaturas que até o fim deste ano somam 700 novas viaturas.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, lembra que o aumento do efetivo policial, tanto na Militar, quanto na Civil, é um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino e que vem sendo cumprido desde o primeiro ano de sua gestão. “É uma medida de extremo significado para o êxito das ações das forças de segurança, e, assim como outras realizações de novos equipamentos, armamentos, capacitação e incremento de salários, influi diretamente nos resultados das atividades executadas para garantir o ir e vir do cidadão”, pontuou.  O incremento mais recente no efetivo ocorreu no início desta semana, quando o governador assinou a nomeação de mais 107 novos bombeiros e policiais militares.

Novos policiais, equipamentos e armamentos incrementaram o Sistema de Segurança nestes dois anos e meio de gestão. Foto: Karlos Geromy/Secap

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Frederico de Jesus Pereira, enfatizou o apoio irrestrito do governador às demandas da corporação. “É uma gestão onde o comandante maior está sempre disponível e atento às necessidades mais urgentes, e, assim, temos conseguido conduzir o planejamento, tendo total apoio do governador. Isso se mostra nos investimentos que a gestão tem feito na corporação, não só com aumento de efetivo, mas também com novos equipamentos, armamentos e viaturas”, destacou coronel Pereira.

Na Polícia Militar, o efetivo aumentou 26,8% na gestão do governador Flávio Dino, com o incremento de 2.407 novos policiais. Atualmente, a corporação conta com 11.388 oficiais. O maior acréscimo foi entre os anos 2015 e 2016, quando foram incorporados ao quadro 350 novos PMs. No Corpo de Bombeiros, o incremento foi de 230 novos policiais, sendo 150 soldados e 80 cadetes, nestes dois anos e meio da gestão Flávio Dino. Um aumento em 19% no efetivo. Em 2014, somavam 1.200 bombeiros militares na corporação. O maranhão conta, hoje, com um contingente de 10.974 policiais militares e 1.430 bombeiros, totalizando 12.404 de efetivo militar.

“Trata-se de um conjunto de ações que têm contribuído para o melhor desempenho dos policiais militares. Na minha avaliação, vivemos um novo e melhor momento para o Corpo de Bombeiros, que nos possibilitou a expansão dos serviços. Nesta lista estão as promoções, as recomposições salariais, e, claro, o ingresso de novos militares. Tudo isso se soma para que tenhamos um profissional bem mais preparado, valorizado e motivado para servir a sociedade maranhense”, enfatizou o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo.

Mais Benefícios

A frota da Polícia Militar cresceu 41% na gestão Flávio Dino, com a aquisição de novas viaturas e motocicletas adequadas e equipadas com tecnologia que atende às ações de rua. Entre 2015 e 2017, foram 335 novas viaturas, aumentando em 38% o total destes veículos; e 200 novas motos, que representa aumento de 46%. A corporação conta, hoje, com 1.854 veículos – carros (1.214), motos (638) e lanchas (2). Em armamento, o aumento foi de 40%.

Novos policiais, equipamentos e armamentos incrementaram o Sistema de Segurança nestes dois anos e meio de gestão. Foto: Karlos Geromy/Secap

No conjunto de medidas significativas para os militares, incluindo bombeiros, o governador Flávio Dino sancionou a Lei de Organização Básica (LOB), que reformula o quadro organizacional e contempla todas as unidades da corporação. Foi criada, ainda, uma comissão especial para elaborar propostas de revisão das regras de ingresso, lotação, transferência e promoções.

No que refere ao Corpo de Bombeiros ganharam mais cinco quartéis na capital, aumentando para 16; os Grupamentos de Incêndio foram elevados à categoria de Batalhão ganhando mais autonomia; houve construção de mais dois Colégios Militares e a 1ª Cia Independente de Bombeiros em São José de Ribamar; e inauguração do Batalhão de Bombeiros Ambiental no Calhau e da 2ª Companhia de Bombeiros Militar no Porto do Itaqui.

O Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) agora funciona em novo prédio, na Avenida Litorânea, mais amplo e adequado às viaturas e embarcações. Em equipamentos, na gestão Flávio Dino a corporação foi contemplada com novas viaturas e quadriciclos; e equipamentos contra incêndio e de mergulho de alta tecnologia.

O interior do Estado foi contemplado com a implantação de mais oito bases da corporação, aumentando para 17 a presença destes militares nos municípios. São Batalhões, Postos Integrados de Segurança Pública e Companhias Independentes. Atualmente, incluindo a capital, o CBMMA possui instalações em 17 cidades, totalizando 29 quartéis e três Colégios Militares. Na valorização do efetivo militar em geral, de 2015 até este ano, foram mais de 1500; mais de 20 cursos na área de formação militar, administrativo, de projetos, na área da saúde e outros.

BOX//

– 26,9% de aumento do efetivo militar nesta gestão

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro