1 de junho de 2021

Drive-Thru do Pátio Norte Shopping realiza Dia D de vacinação contra Covid-19

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Ao som das matracas do Boi da Maioba, foi dada a largada do Dia D de vacinação contra Covid-19 no Drive-thru do Pátio Norte Shopping, nesta terça-feira (1). A ação integra uma força tarefa montada pelo Governo do Estado para ampliar a cobertura vacinal no Maranhão, no qual 11 municípios farão mutirões para aplicar até o final da semana 100 mil doses.

“Foi muito boa essa ideia e facilita para a gente, melhor que ter que se deslocar para outro lugar. Eu moro aqui pertinho e fiquei sabendo hoje que minha idade já dava pra vacinar. É uma esperança que todos têm, todos estão esperando por esse momento”, comemorou Cleber Domingos dos Santos Galvão, de 50 anos, morador de São José de Ribamar.

Cléber foi um dos primeiros a se vacinar

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ideia é acelerar a vacinação no Maranhão. “Já chegamos a vacinar 60 mil pessoas num dia. Hoje estamos vacinando 10 mil pessoas por dia no nosso estado. Não é falta de doses. Novas doses chegaram e foram distribuídas aos municípios. Nossa meta é vacinar até o final da semana 100 mil pessoas”, disse.

Carlos Lula aproveitou também para reforçar a importância da segunda dose. “A gente só tem 7% dos maranhenses com duas doses. É muito pouco. Menos de 500 mil pessoas no Maranhão estão imunizadas de fato contra Covid-19. É preciso tomar a segunda dose para de fato a pessoa se proteger. Tem que dizer sim pra vacina duas vezes. Isso que vai permitir que a gente controle a doença”, concluiu.

No Drive-Thru instalado no estacionamento do Pátio Norte Shopping, o público-alvo compreende pessoas a partir de 49 anos de idade, moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Especificamente neste dia D, o drive vai funcionar das 8h às 21h. O serviço da Secretaria de Estado da Saúde está sendo executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“O Maranhão tem um único e exclusivo objetivo que é fazer com que as doses presentes no nosso estado cheguem o mais rápido possível no braço do cidadão maranhense. Já disponibilizamos recursos humanos, logística necessária, já assumimos públicos específicos como da educação, segurança e da saúde, para tentar agilizar esse processo. Por isso um Dia D de vacinação em todo o nosso estado e com esse equipamento funcionando hoje das 8h às 21h”, explicou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A ação acontece simultaneamente também nos municípios de São Luís, Bacabal, Timon, Santa Inês, Caxias, Codó, Açailândia, Coroatá e Imperatriz. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacinação (se possível) e um comprovante de residência.

A moradora de Paço do Lumiar, Maria Alice da Conceição da Cunha, 50 anos, conta que se protegeu desde o início da pandemia e nunca pegou a doença. Ela comemorou a chegada da vacina. “Achei muito bom, tudo rápido e organizado. A gente não sai nem do carro. Eu gostei. Tomei hoje a 1ª dose e depois da segunda só alegria”.

Dona Maria Alice de 50 anos comemorou a chegada da vacina

O primeiro drive drive-thru de vacinação, montado pelo Governo do Estado no estacionamento do Pátio Norte, contabilizou a aplicação de 11.392 doses de vacinas contra a Covid-19.

Daucyana Castro