20 de abril de 2021

Drive-thru de vacinação no Pátio Norte inicia aplicação de 2ª dose de vacina contra Covid-19

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Drive-thru de vacinação contra a Covid-19, no estacionamento do Pátio Norte Shopping, iniciou, nesta segunda-feira (19), a aplicação da 2ª dose da vacina, necessária para garantir a eficácia esperada. O drive começou a funcionar no dia 29 de março com o objetivo de auxiliar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar a agilizarem a imunização do público-alvo. Até o momento, já foram imunizadas da primeira dose 6.963 pessoas – 2.829 do município de São José de Ribamar e 4.134 do município de Paço do Lumiar.

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacinação e um comprovante de residência. O serviço foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde, e está sendo executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

“Dentro do Plano Nacional de Imunização, o Governo do Estado tem feito sua parte que é fazer com que as vacinas cheguem o mais rápido possível nos municípios. Contudo, o Governo sentiu a necessidade de participar mais ativamente e objetivamente desse processo de vacinação auxiliando e complementando os municípios na vacinação. Esse aqui é um exemplo de uma estrutura que o Governo está colocando à disposição da população. Os que receberam a D1 estão voltando para receber a segunda dose. Essa estrutura tem dado certo, pois está contribuindo nesse processo de vacinação”, afirmou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A segunda dose está disponível exclusivamente para os idosos que receberam a primeira dose no local. Contudo, é preciso que se observe a data assinalada no cartão de vacinação para retorno, uma vez que foram disponibilizados dois tipos de vacinas (Coronavac e Astrazeneca), conforme o lote recebido pelas prefeituras municipais de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A moradora de São José de Ribamar, Rosa Maria Nunes, 74 anos de idade, foi uma das primeiras a vacinar quando foi iniciada a vacinação no Pátio Norte no dia 29 de março. Ela havia completado um dia antes a idade almejada para a vacinação. Nesta segunda-feira (19), ela retornou bem cedinho para receber a segunda dose.

D. Rosa voltou para receber a segunda dose da vacina

“Foi maravilhoso, uma benção de Deus. Estava ansiosa demais e estou voltando hoje para a segunda dose. Estou muito bem. Graças a Deus, foi tudo tranquilo. Mas estou tomando todos os cuidados, não devemos deixar de usar máscara, nem de usar álcool gel, porque ainda tem outras pessoas que não se vacinaram. Então tem que ter todo cuidado”, disse dona Rosa.

As duas vacinas ofertadas no drive-thru possuem esquema vacinal completo composto por duas doses. A Coronavac, conforme a indicação na bula, tem o intervalo entre a primeira e a segunda de 14 a 28 dias. Já a AstraZeneca, a segunda dose deve ser administrada 12 semanas após a primeira. De acordo com os estudos realizados pelas fabricantes, a eficácia prometida dos imunizantes só será entregue após as pessoas tomarem a segunda dose da vacina.

O gerente de operações Adão Pereira Lima, de 61 anos, também aproveitou para se imunizar e recebeu a primeira dose. “Achei muito válido. Estava esperando na expectativa esse dia chegar para tomar essa vacina. Vacina é saúde, né? Nunca tive Covid, Graças a Deus”, relatou.