18 de março de 2021

Drive-thru de testagem rápida para Covid-19 no Parque do Rangedor encerra nesta sexta-feira (19)

O drive-thru de testagem para Covid-19, montado pelo Governo do Estado, no Parque do Rangedor, será encerrado nesta sexta-feira (19). Em funcionamento desde o dia 20 de janeiro, até esta quarta-feira (17), o serviço já havia realizado cerca de 30 mil atendimentos, sendo que quase 80% dos testes apresentaram resultado negativo. 

Os testes foram destinados, primeiramente, a gestantes e idosos. Posteriormente, o público foi ampliado para pessoas com deficiência e adultos a partir de 45 anos. A inclusão de pessoas a partir de 45 anos no público-alvo foi uma decisão estratégica do poder público estadual para acompanhar o cenário da pandemia na Região Metropolitana de São Luís. 

“O drive-thru cumpriu bem o seu papel, ao nos dar ferramentas para monitorar os casos ativos. Nossas equipes também puderam orientar a população. A testagem é um dos pilares adotados pelo Governo do Estado no enfrentamento à Ccovid-19”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

O público idoso representou a maior parte dos atendimentos do serviço. No total, foram 14.160 pessoas com 60 anos ou mais testadas. Na faixa etária de 50 a 59 anos de idade, foram realizados 9.599 testes. Adultos de 45 a 49 anos resultaram em 4.611 atendimentos. Foram testadas ainda 693 gestantes e 353 pessoas com deficiência. 

“O Sistema drive-thru de Testagem no Parque do Rangedor tem sido extremamente importante. Embora o teste rápido IgM/IgG não seja a única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-lo uma valiosa alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos via teste rápido forneceram dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus na população inserida no perfil atendido”, ressaltou Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Eduardo Ericeira