14 de fevereiro de 2022

Drive-Thru de testagem para Covid-19 encerra com mais de 27 mil testes realizados

Fotos: Laécio Fontenele

Com sintomas gripais, o engenheiro agrônomo Roberval Júnior aproveitou o último dia do Drive-Thru de testagem para Covid-19, em São Luís, para tirar a dúvida se estava com o vírus. Ele saiu aliviado com o resultado negativo e elogiou a ação do Governo do Estado. “Esta foi uma excelente inciativa. Eu acho que a testagem em massa é uma estratégia fundamental para ajudar a reduzir os casos de Covid”, disse. 

O funcionário público Tales Melo aproveitou o serviço para descobrir se já estava curado e testar a família. Com o resultado negativo de todos, se disse pronto para retomar a rotina. “Agora vou poder voltar ao trabalho com segurança e graças ao drive-thru não tivemos dificuldade para realizar os testes”, contou aliviado. 

Os serviços de testagem implantados nas cidades de São Luís e Imperatriz encerraram nesta sexta-feira (11). Na capital, o drive-thru realizou 18.956 testes, sendo 3.630 positivos e 15.326 negativos. Já em Imperatriz, foram realizados 8.566 testes, sendo 1.424 positivos e 7.142 negativos. 

Mais de 27 mil testes Covid realizados

O drive-thru de testagem rápida foi uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde, coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), para facilitar o acesso da população aos testes, bem como identificar novos casos durante a terceira onda da Covid-19. 

“O drive-thru foi um importante equipamento à disposição da sociedade para testar, identificar a doença, se proteger e proteger outras pessoas. É uma estratégia do Governo do Estado que tem dado certo. Vamos continuar com essa política de enfrentamento à pandemia, com muita responsabilidade, transparência e com muita força de vontade para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

Com a redução de pessoas com sintomas gripais, a busca pelo serviço sofreu uma queda de 55%, bem como o número de positivos caiu 58% na última semana.

Sintomas Gripais

A rede estadual de saúde segue com o atendimento regular dos pacientes de urgência com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]