14 de fevereiro de 2022

Drive-Thru de testagem para Covid-19 encerra com mais de 27 mil testes realizados

Fotos: Laécio Fontenele

Com sintomas gripais, o engenheiro agrônomo Roberval Júnior aproveitou o último dia do Drive-Thru de testagem para Covid-19, em São Luís, para tirar a dúvida se estava com o vírus. Ele saiu aliviado com o resultado negativo e elogiou a ação do Governo do Estado. “Esta foi uma excelente inciativa. Eu acho que a testagem em massa é uma estratégia fundamental para ajudar a reduzir os casos de Covid”, disse. 

O funcionário público Tales Melo aproveitou o serviço para descobrir se já estava curado e testar a família. Com o resultado negativo de todos, se disse pronto para retomar a rotina. “Agora vou poder voltar ao trabalho com segurança e graças ao drive-thru não tivemos dificuldade para realizar os testes”, contou aliviado. 

Os serviços de testagem implantados nas cidades de São Luís e Imperatriz encerraram nesta sexta-feira (11). Na capital, o drive-thru realizou 18.956 testes, sendo 3.630 positivos e 15.326 negativos. Já em Imperatriz, foram realizados 8.566 testes, sendo 1.424 positivos e 7.142 negativos. 

Mais de 27 mil testes Covid realizados

O drive-thru de testagem rápida foi uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde, coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), para facilitar o acesso da população aos testes, bem como identificar novos casos durante a terceira onda da Covid-19. 

“O drive-thru foi um importante equipamento à disposição da sociedade para testar, identificar a doença, se proteger e proteger outras pessoas. É uma estratégia do Governo do Estado que tem dado certo. Vamos continuar com essa política de enfrentamento à pandemia, com muita responsabilidade, transparência e com muita força de vontade para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

Com a redução de pessoas com sintomas gripais, a busca pelo serviço sofreu uma queda de 55%, bem como o número de positivos caiu 58% na última semana.

Sintomas Gripais

A rede estadual de saúde segue com o atendimento regular dos pacientes de urgência com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Daucyana Castro