12 de janeiro de 2022

Doadores de sangue terão serviço de transporte para o Hemomar

Fotos: Laécio Fontenele

Para facilitar e incentivar a doação de sangue, o Governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), está disponibilizando transporte para os doadores. A ação visa reforçar o estoque da unidade, considerado crítico por conta da redução no número de doações. As vans, que facilitam o deslocamento, podem ser solicitadas diretamente pelo WhatsApp do Hemomar: (98) 99232-8496. 

“Nossos estoques diminuíram consideravelmente. Desde o início da pandemia que a situação é crítica e ficou ainda mais complicada por conta dos casos de gripe que tem acometido boa parte da população. Por isso, estamos trabalhando ainda mais para atrair os doadores. Ferramentas e ações são pensadas diariamente para melhorar os nossos estoques de bolsas de sangue”, pontuou Clícia Galvão, diretora geral do Hemomar. 

Segundo o mais recente balanço do Hemocentro em São Luís, não há bolsas de sangue disponíveis do tipo B- (negativo). Praticamente todos os estoques estão comprometidos de acordo com levantamento do Hemomar. O sangue do tipo AB- (negativo) consta apenas uma bolsa e A- (negativo) três bolsas de sangue, assim como O- (negativo). De sangue AB+ (positivo) há apenas seis bolsas, B+ (positivo) oito bolsas, A+ (positivo) 10 bolsas e  O+ (positivo) é o que se encontra em uma situação um pouco mais confortável, com 76 bolsas de sangue atualmente no estoque. 

A mais nova ação desenvolvida pelo Hemomar para melhorar o estoque de bolsas de sangue é a utilização da van para buscar doadores de sangue. O serviço funciona da seguinte forma: os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp do Hemomar (98) 99232-8496 e solicitar a carona. A partir daí o Hemomar organiza grupos e busca os doadores em pontos estratégicos. 

“Não buscamos em casa, mas combinamos com os doadores para pegar os grupos, facilitando o transporte. É uma forma de aumentar as doações que caíram muito. É importante que as pessoas continuem doando e que entendam que muita gente necessita de sangue. Cirurgias voltaram a ser realizadas nos hospitais e precisamos aumentar o mais rápido possível o estoque para atender a alta demanda dos hospitais em todo o Maranhão. A demanda por sangue é constante, tem muita gente precisando e cabe a nós todos fazermos essa união de força para ajudar uns aos outros”, reforçou Clícia Galvão. 

É importante lembrar que, para a segurança dos doadores, todas as medidas sanitárias estão sendo seguidas na unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), tais como: distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos e a obrigatoriedade do uso de máscara, como forma de prevenção da Covid-19, gripe e qualquer outra síndrome respiratória.

Daucyana Castro