11 de fevereiro de 2019

Disque Saúde realiza mais de 150 mil agendamentos em 2018

Iniciado em abril do ano passado, o Disque Saúde contabilizou total de 150.970 agendamentos em 2018, entre consultas e exames. O serviço, que é mediado pela Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (CIRAM), setor vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por fazer os agendamentos de 30% a 40% da demanda referente às unidades públicas de saúde do estado.

De acordo com Mércia Gonçalves, coordenadora do CIRAM, entre abril e dezembro do ano passado, o Disque Saúde atendeu mais de 62 mil chamadas por mês. “Todas as ligações são gravadas e anexadas de forma on-line no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), do Ministério da Saúde (MS). Cabe a Central Integrada de Regulação Ambulatorial a parametrização, facilitando o agendamento das respectivas demandas”, observou.

Ela acrescentou, ainda, que quando não há mais vaga devido à grande demanda, como é o caso da busca por atendimento neurológico e cardiológico, os solicitantes têm a opção de entrarem em uma lista de espera de acordo com o que necessitam.

Lista de espera

Após o paciente ter sido atendido por um dos operadores do Disque Saúde, sua demanda é inserida no SISREG, deixando-o livre da necessidade de fazer outras ligações. Todos os dias, a partir da meia-noite, o Sistema é atualizado avisando os operadores quanto à abertura de vaga para agendamento, e, caso alguém esteja na lista de espera, esta pessoa é notificada e direcionada para a unidade de saúde específica.

Atualmente estão disponíveis nove unidades de saúde para agendamento no Disque Saúde. “Antes tínhamos 11 unidades de saúde, mas diminuímos para nove devido ao tipo de serviço que era solicitado. É o caso do Hospital de Câncer do Maranhão, que faz atendimento a pacientes oncológicos. Por possuir uma maior complexidade em seu funcionamento, a triagem e o agendamento precisam ser feitos em até 60 dias. Dessa maneira, optamos por voltar com a marcação presencial”, disse Mércia.

Agendamento no Disque Saúde

O Disque Saúde conta com 80 atendentes realizando o atendimento aos usuários do SUS através do número (98) 3311-6134, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ao ligar para agendar uma consulta, o usuário deve fornecer o número do cartão do SUS e o nome do médico que deu o encaminhamento para a especialidade pretendida – com exceção de clínica geral, pediatria e ginecologia, que não é necessário o encaminhamento. O comparecimento à unidade de saúde deve ocorrer no dia e horário marcados, portando RG, cartão SUS, encaminhamento médico e o número fornecido pelo Disque Saúde.