Hospital Presidente Vargas orienta sobre requisitos para atendimento a pacientes com Tuberculose

No próximo sábado (24) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Atualmente, 343 pacientes recebem tratamento para Tuberculose no Hospital Presidente Vargas, administrado pela EMSERH e referência estadual para o tratamento de pacientes com a doença.

A Diretora Geral da unidade, Leyna Lima, explica como esses pacientes são acompanhados pela equipe de profissionais do hospital.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensas a contrair a Tuberculose.

Leyna Lima explica como o usuário pode consultar ou iniciar um tratamento para Tuberculose no Hospital Presidente Vargas.

Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH