17 de setembro de 2021

Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em unidades de saúde

Foto: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O dia 17 de setembro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial de Segurança do Paciente. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Minimizar riscos e danos ao paciente reflete na melhoria da qualidade e do cuidado prestado nas unidades.

Em alusão à campanha, durante todo o dia, diversas ações foram realizadas nas unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

No Hospital Geral da Vila Luisão, os profissionais participaram de várias palestras que trataram sobre a segurança do paciente em si, sepse e também uma simulação prática.

Hospital Geral da Vila Luisão

“Existem 6 metas de segurança do paciente. Então a gente fez essa mostra com a intenção dos nossos profissionais porem em prática essas seguranças que auxiliam na diminuição de riscos e danos aos nossos pacientes e consequentemente no aumento da qualidade dos serviços prestados na unidade”, frisou a enfermeira Wandecya Talge.

UPA Araçagy

A UPA do Araçagy organizou sua programação com roda de conversas e blitz educativa. Na UPA de Coroatá, a unidade de saúde trabalhou também em cima das 6 metas de segurança do paciente. Foi um momento de troca de informações e atualização de procedimentos.

UPA de Coroatá

No Hospital Presidente Vargas, houve uma blitz educativa e a abordagem teve temas como adorno zero e higienização das mãos, práticas que contribuem para a redução de infecção hospitalar.

Hospital Presidente Vargas

O tema do Dia Mundial de Segurança do Paciente este ano foi “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”. Por isso em Imperatriz, no Hospital Regional Materno Infantil os profissionais  realizaram uma roda de conversa temática com as pacientes gestantes.

Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz

No Hospital de Câncer do Maranhão, a data não passou em branco. Os profissionais de saúde percorreram todos os setores do hospital, reforçando a importância das práticas que garantem a segurança do paciente, reforçaram o uso do álcool em gel e até os pacientes foram inseridos na ação.

Hospital de Câncer do Maranhão

No Hospital de Presidente Dutra, a cor laranja predominou e os profissionais de saúde participaram de palestra.

Hospital de Presidente Dutra

O enfermeiro e coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Josafá Marinho conta que no hospital foram realizadas várias dinâmicas para trabalhar o tema de forma mais lúdica.

“A Semana da Segurança do Paciente ocorre anualmente nas unidades hospitalares. É preciso reforçar nossas metas de segurança. São aplicadas diariamente essas metas mas nessa semana a gente trabalha com mais dedicação com nossos colaboradores, pacientes, acompanhantes para minimizar os riscos. Então abordamos essas metas que são a identificação  segura, o risco de queda, de lesão por pressão, higiene das mãos, cirurgia segura, sobre comunicação”, disse o enfermeiro.