5 de maio de 2023

Dia Mundial de Higienização das mãos: Governo chama atenção para hábito que evita infecções por vírus, bactérias e fungos

Por Samir Aranha

No Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta quinta-feira (5), especialistas da rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) chamam atenção para este ato no ambiente hospitalar e também no cotidiano da população. Dados do Ministério da Saúde apontam que o ato de higienizar as mãos, seja com a lavagem utilizando água e sabão, quanto com o esfregaço utilizando solução alcoólica a 70% diminui em até 40% o número de infecções por vírus, bactérias ou fungos por transmissão cruzada ou autocontaminação. 

No ambiente hospitalar, há cinco oportunidades para a higienização das mãos recomendadas pela OMS: antes de tocar o paciente; antes de fazer qualquer técnica asséptica no paciente; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas ao paciente. 

Buscando sedimentar a prática sanitária no corpo profissional das unidades de saúde públicas do Estado do Maranhão, geridas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), o setor de qualidade da instituição promove campanha permanente pela constante higienização das mãos por pacientes, acompanhantes e, principalmente, por profissionais que atuam na assistência. 

“Em todas as unidades que gerenciamos há oferta de pias com sabão líquido e papel descartável, além de solução alcoólica em áreas estratégicas. Também há cartazes de orientação, além de ações pontuais que reforçam a necessidade de adorno zero aos profissionais”, detalhou a especialista em Qualidade da EmserhH, Dominique Oliveira.  

Dominique explica ainda que são passadas orientações a pacientes e acompanhantes sobre as medidas de higienização para evitar que estes também atuem como vetores. “A higienização constante das mãos é orientada ainda a acompanhantes, pois o fluxo de entrada e saída das unidades, sem a devida higienização, também contribui para o possível aumento das infecções”, explica Dominique. 

Atividades

A Policlínica Diamante organizou uma programação especial para lembrar a data, nesta sexta-feira (5), com a distribuição de material educativo sobre limpeza das mãos e álcool em gel.

As irmãs Antônia e Elizabete, que foram à unidade para realização de um exame de densitometria óssea, apoiaram a iniciativa. “Depois da pandemia todas nós nos preocupamos mais com a questão da higienização das mãos. Hoje em dia sempre procuro levar o álcool em gel. Uma ação como essa é muito boa, porque as pessoas se desligam, se descuidam, e é importante para alertar e conscientizar a população”, ressaltou a dona de casa Antonia Batista. 

“Interessante uma ação como essa, porque as pessoas precisam manter a higiene. Muitas infecções se dão por ausência de cuidado, por isso é importante a higienização, todos fazendo a sua parte pela saúde coletiva”, reforçou Elizabete Macedo. 

Além da Policlínica Diamante, ações semelhantes foram realizadas no Hospital e Policlínica Vila Luizão, no Hospital Presidente Vargas, Hospital Adélia Matos Fonseca em Itapecuru, no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), no Hospital Macrorregional de Caxias, no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na UPA de São João dos Patos, na UPA Timon, Policlínica de Codó, Policlínica de Imperatriz. 

Além do ambiente hospitalar, é necessário entender que existem inúmeras situações em que a lavagem das mãos é indicada. Entre elas, antes de manipular alimentos, antes e depois de ir ao banheiro e após entrar em contato com animais. 

Quando higienizar as mãos:

– Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas;

– Ao chegar em casa ou trabalho;

– Antes e depois de preparar alimentos;

– Antes e após as refeições;

– Antes e após ir ao banheiro;

– Antes a após tocar nos olhos, nariz e boca;

– Após tocar animais;

– Antes e após tratar machucados;

– Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas;

– Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;

– Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados 

Como higienizar as mãos corretamente:

– Molhe as mãos e utilize sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos (lembre-se de tirar os anéis);

– Esfregue e dedique de 15 a 20 segundos

– Enxágue e verifique se ainda há sujidades visíveis. Em caso positivo, repita o processo até obter total retirada de impurezas. Capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;

– Seque com toalha descartável; se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos;

– Vale também ter sempre à mão álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição.

Daucyana Castro