5 de maio de 2016

Dia Mundial da Higienização das Mãos movimenta unidades de saúde e hospitais administrados pela EMSERH

higienizacaoNesta quinta-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. E para marcar a data, hospitais e unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, realizaram programações com o intuito de conscientizar sobre a importância da correta higienização das mãos.

O ato de higienizar as mãos pode evitar a proliferação de inúmeras doenças. De acordo com  a UNICEF e a OMS, é cemesp mãospossível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarréia, com o simples ato de lavar as mãos. Nesta época do ano, em que há oscilação de temperaturas e dias muito quentes é comum haver a proliferação de doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.Com a higienização das mãos por meio da lavagem com água e sabão ou com álcool em gel, é possível, de maneira simples, combater a infecção por estas doenças.

Programação

f1024696-1db5-4764-b4b7-b653a158249cNo Hospital do Câncer do Maranhão, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), preparou uma programação, que começou às 9 horas da manhã com palestras e sensibilizações para o público e durou até às 14 horas.

No CEMESP, foram realizadas atividades educativas para conscientizar os profissionais de saúde e pacientes do Centro sobre a importância de higienização das mãos.

As UPAs também tiveram uma programação para o público. Na UPA do Araçagy, o mascote da Purell, fornecedor depureelálcool em gel das unidades, visitou os setores com material educativo sobre a higienização das mãos no ambiente hospitalar.

O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, por meio da Segurança do Paciente, da CCIH e da Educação Permanente  promoveu uma ação de promoção da importância da Lavagem das Mãos com distribuição de panfletos, orientações de higienização das mãos, além de dinâmicas com o público.

Daucyana Castro