11 de agosto de 2017

Dia dos Pais é comemorado no Hospital de Câncer do Maranhão

Pais internados no Hospital do Câncer receberam homenagem pelo Dia dos Pais. Fotos: Francisco Campos/SES

Uma atividade emocionante envolveu os pais pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão nesta sexta-feira (11). Em alusão ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo (13), o Coral Canta Geral percorreu enfermarias e corredores da unidade de saúde surpreendendo os pacientes e seus acompanhantes, levando alegria e descontração através da música e presenteando os pais. A atividade, que também tem o intuito de aumentar a autoestima dos pacientes, tem fins terapêuticos e contribui com o tratamento realizado.

Muitos pacientes se emocionaram com a ação. Joseilton Almeida, de 45 anos, morador do município de Vitorino Freire, é pai de três filhos, passa por tratamento oncológico na unidade de saúde e falou sobre os sentimentos que a atividade despertou nele. “Foi muito bom participar desse momento que anima mais a gente. Esse contato com as pessoas ajuda muito a gente, pois ficar isolado é muito ruim. Gostei muito dessa movimentação de pessoas alegres aqui no quarto”, contou.

Pais internados no Hospital do Câncer receberam homenagem pelo Dia dos Pais. Fotos: Francisco Campos/SES

Durante a atividade, os pais foram presenteados com porta-retratos confeccionados pelos próprios terapeutas do hospital, que conta com uma equipe composta por cerca de dez profissionais. A terapeuta ocupacional do Hospital de Câncer, Aureliana Carvalho, explicou o objetivo da atividade e contou como a ação contribui para aprimorar o atendimento oferecido ao paciente.

“Essa comemoração em homenagem ao dia dos pais foi planejada também para fins terapêuticos. O nosso objetivo principal é promover a autoestima, levando alegria aos pacientes que se encontram nas enfermarias. É uma ação direcionada para impactar positivamente o lado emocional dos pacientes, encorajando-os durante o tratamento”, explicou.

O Coral Canta Geral é formado por funcionários da unidade de saúde e as atividades do grupo integram um conjunto de ações terapêuticas desenvolvidas no hospital com foco nos pacientes e seus acompanhantes. “É muito gratificante trazer um pouco de música e esperança para os pacientes que se encontram internados. Eles interagem e se emocionam com essa atividade que, através da música, tem o poder até de aliviar um pouco a dor”, destacou Francisco Newman, regente do Coral Canta Geral.

“Fizeram até eu chorar. É uma emoção que a gente não estava esperando. Esse é um tipo de trabalho que incentiva o paciente a melhorar. Aqui eles tratam a gente com muita dedicação, percebemos que esse é um tipo de trabalho realizado com amor, desejando sempre o melhor para o paciente”, contou o paciente José Augusto Malheiros, de 67 anos, que faz tratamento oncológico no Hospital de Câncer.

Pais internados no Hospital do Câncer receberam homenagem pelo Dia dos Pais. Fotos: Francisco Campos/SES

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro