25 de junho de 2021

Dia de São João é lembrado com programação em unidades da rede estadual de saúde

O Dia de São João não passou despercebido nas unidades de saúde da rede estadual, nesta quinta-feira (24). Seguindo os protocolos sanitários e respeitando todas as medidas de segurança contra a Covid-19, profissionais de saúde levaram alegria e celebraram o espírito junino com pacientes e familiares, um trabalho de humanização, cujo foco é o bem-estar, o alívio do estresse e a adesão ao tratamento. 

No Hospital de Câncer do Maranhão, o arraial teve direito à decoração junina e brincadeiras típicas do período, como bingo e pescaria. Os pacientes que estavam em atendimento de quimioterapia tiveram a oportunidade de participar da programação. O São João na unidade foi embalado pelas músicas juninas. A programação ocorreu durante todo o dia, mas sem alterar a rotina do setor. Na oportunidade, também houve distribuição de brinde aos pacientes. Na quarta-feira (23), os pacientes da internação já haviam participado de um arraial específico para o setor. 

“Acho de extrema importância esses momentos de humanização e acolhimento aos nossos pacientes. O objetivo é que, mesmo em um momento delicado da sua vida e do atual momento de pandemia que estamos passando, o nosso paciente possa participar e relembrar a data comemorativa tão representativa para o nosso estado, que é o São João”, frisou Ana Carolina Marques, diretora geral do Hospital de Câncer do Maranhão. 

As crianças atendidas no ambulatório do Shopping da Criança também tiveram a oportunidade de brincar o São João. Elas participaram de contação de histórias com a presença do Grupo Encantos Juninos que, de forma lúdica, falou sobre o auto do São João maranhense, com a história de Catirina e a cultura da época. As crianças ficaram encantadas e interagiram com as atrizes.

“No Shopping da Criança tem a parte assistencial e o parque, que está fechado por conta da pandemia. Daí as crianças ficam tristes porque não podem brincar. Então, diante disso, nós do Shopping da Criança resolvemos fazer algo diferente, preparando uma surpresa para aqueles que vieram à unidade”, explicou Ana Paula Sampaio, coordenadora administrativa do Shopping da Criança. 

A festa teve direito ainda a uma barraquinha junina, com a distribuição de mingau, bolo de milho e outras comidas típicas da época. A festa foi destinada às crianças que estavam com atendimento agendado. 

Já no Hospital Aquiles Lisboa, na Vila Nova, os profissionais realizaram uma quadrilha bem animada, que levou alegria às pessoas que recebem atendimento na unidade, e seus familiares que puderam acompanhar a programação. Também teve a participação do DJ ítalo e Fabiana do Boi de Maracanã, um dos mais tradicionais do estado, tocando e cantando músicas típicas do São João. 

“Momento de suma importância para todos nós, em meio a uma triste pandemia que estamos vivendo. Realizar uma atividade de descontração com nossos pacientes e funcionários se torna essencial. Só temos que agradecer o empenho de todos, a colaboração e, enfim, o resultado está aí: muita alegria e animação”, expressou Carlos Eduardo Chagas de Carvalho, diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa. 

As três unidades são administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “Um serviço de saúde eficiente precisa olhar para as pessoas como um todo. Então, além de tratar o problema de saúde, é preciso olhar para o ser humano e suas emoções. Ações como essas trazem alívio, ânimo para eles. É um SUS humanizado”, explicou o presidente da Emserh, Marcos Grande.

Eduardo Ericeira