12 de maio de 2023

Dia das Mães é comemorado em unidades da rede estadual de saúde

Por Samir Aranha

Pacientes e seus familiares, colaboradores e profissionais de saúde da rede de serviço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nesta sexta-feira (12), das comemorações em alusão ao Dia das Mães. Entre as ações, café da manhã, distribuição de brindes e momentos em família marcaram as atividades. 

A Policlínica do Cohatrac iniciou suas atividades com um café da manhã para toda a equipe e pacientes, além da distribuição de cartões comemorativos e sorteio de brindes. A diretora-geral da instituição, Ingrid Campos, destacou a importância da ação. “Esse momento é uma forma de valorizar a todas as mães, em especial aquelas que se dividem entre o trabalho na saúde e os desafios diários da maternidade”, comentou.

A aposentada Francisca Paes de Souza, de 67 anos, que estava em consulta médica de retorno, alegrou-se com a receptividade. “A decoração ficou muito bonita. Sou mãe e avó, mãe em dobro, né? Então achei muito bom essa homenagem”, elogiou.

No Centro TEA, unidade especializada no atendimento multiprofissional a crianças diagnosticas no espectro autista, realizou-se um encontro com mães, crianças atendidas e a equipe, com brincadeiras, lanche, distribuição de pinturas realizadas pelos próprios atendidos desfile das homenageadas.

A cabelereira Michelle Pinheiro, 38, mãe da Márcia, de 10 anos, aprovou a iniciativa. “Fiquei feliz e emocionada com a homenagem, ainda mais feita pela minha filha. Amei o desenho no cartão”, emocionou-se. 

Ainda em São Luís, programações semelhantes foram realizadas nesta sexta-feira (12) na Policlínica da Vila Luizão e no Hospital da Ilha, e, no sábado (13), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). As unidades são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro