12 de outubro de 2019

Dia das Crianças no CER Olho d’Água distribui brinquedos arrecadados na unidade e EMSERH

A quarta-feira, dia 9 de outubro, foi toda de atividades no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A programação teve início ainda na parte da manhã com diversas ações, teve a apresentação da Turma da Alegria, com o teatro de bonecos gigantes, apresentação de mágico, que atraiu a atenção e despertou a curiosidade da garotada, e também, a entrega de brinquedos. Aliás, esta última parte da programação aconteceu nos dois períodos, manhã e tarde, e foi um dos pontos altos da festa.

A Elis França é uma criança de 10 anos de idade que iniciou o tratamento no CER do Olho d’Água há um ano e meio. A garota foi presenteada com um kit de cozinha. A mãe era só alegria.

“É o que ela mais gosta de brincar, com brincadeira de comidinha, montar a cozinha em casa. Momento de muita felicidade. A Elis desde quando começou a ser assistida aqui no CER do Olho d’Água vem evoluindo tanto a parte motora quanto a cognitiva”, relatou a dona de casa Edith França, mãe da paciente cadeirante.

No turno vespertino, as famílias tiveram a oportunidade de acompanhar mais atividades organizadas na programação especial do dia das crianças no CER do Olho d’Água.

A programação começou com a oficina de musicoterapia, atividade que já é desenvolvida na unidade gerida pela EMSERH. Momento de muita descontração e interação entre profissionais da unidade e as famílias.

Depois, já na área externa, no pátio próximo a piscina, o Grupo Evangélico IDE, promoveu atividades lúdicas voltadas para o ensinamento religioso. Os atores participam de eventos com a missão de propagar a palavra de Deus. Com mensagens como “Jesus me faz feliz” e “O Amor de Deus”, garantiram um momento de alegria e reflexão.

“Neste ano minha filha começou o tratamento no CER Olho D’água e tem evoluído bem, tem ficado mais comunicativa. Primeiro ano que a gente participa programação que está ótima. Não saímos muito hoje em dia, até pela nossa condição financeira e pelo preconceito em espaços públicos com pessoas autistas, então hoje foi um dia de muita alegria para minha família”, relatou o padeiro Raimundo Câmara, pai da pequena Ana Vitória Câmara de 7 anos de idade, paciente da unidade.

A programação teve direito a bolo, pipoca, sorvete e, claro, muitos brinquedos. Carrinhos, bolas, kits de cozinha, jogos de tabuleiro, bonecos e bonecas. O material foi conseguido graças a uma arrecadação realizada na própria unidade, no CER Olho D’água e na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares. Na EMSERH foram arrecadados quase 150 brinquedos para as crianças. Todas foram presenteadas e ficaram felizes com os brinquedos novos.

“Gostaríamos aqui de agradecer o empenho da EMSERH, parceria nesta causa tão nobre, dos profissionais que trabalham na unidade pelo engajamento e participação neste evento que é tão importante para essas crianças, nossos pacientes, e claro para as famílias. Desenvolvemos atividades durante todo o ano, Dia das Crianças, Carnaval, Natal. Nós nos sentimos muito felizes e honrados por ver o sorriso no rosto dos pais e crianças, por ver que os meninos e meninas estão vencendo os obstáculos físicos e preconceitos, estamos aqui para colaborar na vida dessas famílias”, ressaltou Renata Caldas, Diretora Geral do CER Olho d’Água.

Eduardo Ericeira