11 de maio de 2018

Dia D da vacinação contra a Gripe acontece neste sábado

Neste sábado (12), os postos de vacinação de todo o país estarão abertos para a vacinar a população-alvo contra a gripe. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Foram priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (9), mais de 11 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe em todo o país.

fonte: Ministério da Saúde

Daucyana Castro