4 de agosto de 2017

Detran promove ação pelo Dia Nacional da Saúde

Detran MA realiza ação junto aos servidores em alusão ao Dia Nacional da Saúde

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado neste sábado (05), promoveu uma ação de saúde na sexta-feira (04) para os funcionários do Órgão. O evento ofereceu aferição de glicemia e pressão arterial, consulta com nutricionista e tratamento odontológico.

A iniciativa do Detran-MA contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde  (SES), da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e do Voluntariado de Obras Sociais  (VOS).  Foram realizados 473 atendimentos pela equipe com 12 de profissionais da área de saúde composta por cirurgião-dentista, enfermeiros, técnicos e nutricionistas.

A ação agradou bastante os funcionários do Órgão. A Dona Ildemara Medeiros, que trabalha Divisão de Operações do Detran-MA, utilizou os serviços de aferição de pressão e glicemia oferecidos pela ação de saúde. Ela gostaria que ações como essa acontecessem mais vezes. “Aqui trabalham muitas pessoas que já tem uma certa e que precisam estar atentos aos cuidados com a saúde. E a gente, muitas vezes não tem tempo de ir ao médico para fazer um exame preventivo”, afirmou.

Para o coordenador de Ações Comunitárias da Semus, Júlio César Costa dos Santos, a iniciativa do Detran-MA foi muito positiva, pois alerta os servidores públicos sobre a importância que se deve dar aos cuidados com a saúde. “Foi muito louvável essa ação promovida pelo Detran-MA. Esse tipo de evento tem, na realidade, um fundo educativo. É um trabalho de conscientização, acima de tudo”, declarou.

Já a representante do VOS, Janieire de Oliveira, lembrou que as pessoas que fizeram exame de glicemia e pressão arterial, e que apresentaram alguma alteração significativa, foram aconselhadas a procurar tratamento médico. “É importante que esse cuidado com a saúde não termine aqui. As pessoas podem e devem participar de programas como HIPERDIA, por exemplo, que realiza acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos”, afirmou.

Testes de glicemia de aferição de pressão foram algumas atividades de saúde realizadas na ação. Foto: Divulgação

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, destacou que ações como esta fazem do programa de valorização dos servidores.  “Foi muito gratificante ver o servidor participando. A Direção do Detran-MA fica feliz em proporcionar momentos como este ao seu servidor “, afirmou.

Origem do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.