4 de agosto de 2017

Detran promove ação pelo Dia Nacional da Saúde

Detran MA realiza ação junto aos servidores em alusão ao Dia Nacional da Saúde

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado neste sábado (05), promoveu uma ação de saúde na sexta-feira (04) para os funcionários do Órgão. O evento ofereceu aferição de glicemia e pressão arterial, consulta com nutricionista e tratamento odontológico.

A iniciativa do Detran-MA contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde  (SES), da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e do Voluntariado de Obras Sociais  (VOS).  Foram realizados 473 atendimentos pela equipe com 12 de profissionais da área de saúde composta por cirurgião-dentista, enfermeiros, técnicos e nutricionistas.

A ação agradou bastante os funcionários do Órgão. A Dona Ildemara Medeiros, que trabalha Divisão de Operações do Detran-MA, utilizou os serviços de aferição de pressão e glicemia oferecidos pela ação de saúde. Ela gostaria que ações como essa acontecessem mais vezes. “Aqui trabalham muitas pessoas que já tem uma certa e que precisam estar atentos aos cuidados com a saúde. E a gente, muitas vezes não tem tempo de ir ao médico para fazer um exame preventivo”, afirmou.

Para o coordenador de Ações Comunitárias da Semus, Júlio César Costa dos Santos, a iniciativa do Detran-MA foi muito positiva, pois alerta os servidores públicos sobre a importância que se deve dar aos cuidados com a saúde. “Foi muito louvável essa ação promovida pelo Detran-MA. Esse tipo de evento tem, na realidade, um fundo educativo. É um trabalho de conscientização, acima de tudo”, declarou.

Já a representante do VOS, Janieire de Oliveira, lembrou que as pessoas que fizeram exame de glicemia e pressão arterial, e que apresentaram alguma alteração significativa, foram aconselhadas a procurar tratamento médico. “É importante que esse cuidado com a saúde não termine aqui. As pessoas podem e devem participar de programas como HIPERDIA, por exemplo, que realiza acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos”, afirmou.

Testes de glicemia de aferição de pressão foram algumas atividades de saúde realizadas na ação. Foto: Divulgação

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, destacou que ações como esta fazem do programa de valorização dos servidores.  “Foi muito gratificante ver o servidor participando. A Direção do Detran-MA fica feliz em proporcionar momentos como este ao seu servidor “, afirmou.

Origem do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza primeira cirurgia ortopédica no Hospital Regional de Timon

Por Daucyana Castro Foi realizada, no início desta semana, a primeira cirurgia ortopédica no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em [...]

Com Avança Mais Saúde no Jardim Tropical, Governo realiza mais de mil atendimentos em São José de Ribamar

Fotos: Adeta Holanda O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São [...]

População aprova serviço de testagem para a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, [...]