11 de agosto de 2017

Detran aperfeiçoa atendimento direto ao público

Serviço de atendimento no balcão do Detran. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) aperfeiçoa o setor de atendimento direto aos usuários. Entre os procedimentos estão o treinamento de funcionários, incremento das divisões de atendimento e alterações no processo de triagem do balcão de informações. Também estão sendo feita uma atualização no setor de atendimento por telefone (Disque-Detran) no site do Departamento.

A demanda do Detran-MA está dividida em três grupos: atendimentos na área de habilitação de condutores, de regulamentação documental de veículos e o de pagamentos de multas e taxas. Por causa da diversidade, a triagem garante mais celeridade ao atendimento, pois o cliente é encaminhado diretamente para o setor correspondente a sua demanda.

O Detran-MA utilizava um processo de triagem eletrônica, por meio do qual o usuário consultava um terminal de computador na entrada da repartição, selecionava uma das opções do menu de atendimento e tirava sua senha.

Atualmente, a triagem acontece no balcão de Informações, onde o cliente esclarece dúvidas, recebe uma senha e é direcionado ao setor específico de atendimento da demanda.

A substituição na estratégia de triagem no início do atendimento foi colocada em prática pelo fato de um grande número de usuários tiravam senhas erradas e, somente depois, se davam conta que estavam no setor errado. Com o atendimento pessoal, por meio do balcão de informações esse problema foi resolvido. O novo método de atendimento por triagem está apresentando resultado positivo, pois o usuário sendo atendimento com mais rapidez.

O serviço de informações no balcão foi aprimorado, com três filas de atendimento: uma especial para gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais; uma específica para pagamento de taxas; e a terceira para informações gerais.

Além dos atendentes dos guichês do balcão de informações, os usuários são assessorados por um serviço de atendente quando estão nas filas, o que agiliza ainda mais o trabalho.

Para Alan Kardek, funcionário que trabalha no setor de triagem do Balcão de Informação, o fundamental ser um profisional preparado para informar os usuários corretamente. “Para Trabalhar com pessoas é preciso estar pronto para todo tipo de reação, mas, o importante é manter a boa educação, procurar tratar todo mundo com respeito e orientar de maneira correta”.

Para Adriana Correa, estudante universitária que estava no Detran-Ma para renovar sua Carteira de Habilitação, o atendimento melhorou muito. “Eu me lembro do tempo que a gente perdia o dia todo aqui em filas intermináveis. Hoje, a gente resolve as coisas sem demora e ainda tem um bom ar-condicionado e essas cadeiras estufadas confortáveis pra gente esperar”, afirmou.

O Detran-MA disponibiliza 55 funcionários no setor de atendimento da sua sede na Vila Palmeira que estão, frequentemente, participando de cursos especiais de atualização com procedimento humanizados, o que inclui linguagem de Libras.

Local de atendimento presencial de clientes do Detran. Foto: Divulgação

De acordo com coordenador do Setor de Atendimento do Detran-MA, Anderson Boás, a grande demanda de atendimentos do órgão e as mudanças de legislação de disciplinam as ações do Departamentos de Trânsito, fazem com que funcionários envolvidos estejam sempre se atualizando. “Nós estamos aprimorando o atendimento e investindo na qualidade de nossos servidores. Com um funcionário valorizado e bem preparado, com certeza o atendimento será mais rápido e eficaz”.

Atualizações no Site 

Para agilizar ainda mais o atendimento ao público, o Detran-MA investe nas atualizações do site oficial do órgão e no serviço de atendimento telefônico (Disque-Detran).

Por meio do site www.detran.ma.gov.br , os usuários têm acesso a informações que podem facilitar o atendimento evitando o atendimento presencial.  Usando o site pode-se emitir guias de pagamento, consultar prontuários, verificar situação documental de veículos, e outros serviços. Segundo a divisão de Informática do Detran-MA, outras atualizações serão implantadas para tornar o site ainda mais ágil e prático.

Recentemente o Detran-MA também adicionou uma linha 0800 para atender a população  por meio do Disque-Detran. O número 0800-308-1514 facilita o contato dos usuários de outras cidades do Maranhão . O novo Disque –Detran possibilita também  ligações gratuitas a partir de celular de qualquer operadora.

Postos de atendimento 

Atualmente, o Detran-MA oferece seis pontos de atendimento na área metropolitana de São Luís com horários diferenciados de funcionamento

– Sede Vila Palmeira : Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30;

– Posto Shopping do Automóvel: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 15h30;

– Posto do Viva Shopping da Ilha: Segunda a quinta-feira, das 10h00 às 19h00
Sábado e domingo, das 13h às 19h;

– Posto Viva Pátio Norte: Segunda a sexta-feira, das 10h às 22h;

– Posto Viva da Beira Mar:  segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

– Posto Avançado de Paço do Lumiar: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

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Daucyana Castro