2 de março de 2020

Comitiva do Governo acompanha primeiro sábado de atendimento nas policlínicas

Uma comitiva de membros da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) esteve nas Policlínicas da Cidade Operária, Vila Luizão e Vinhais para acompanhar os atendimentos no primeiro sábado (29) de funcionamento das unidades e para fazer o descerramento simbólico das placas de implantação dos novos serviços em saúde. Com o novo modelo, os usuários do SUS estão sendo beneficiados com assistência de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana, garantindo maior resolutividade nas consultas da Atenção Básica, ampliando ainda a oferta de exames de apoio diagnóstico.

“As policlínicas trazem o diferencial tanto no quantitativo de serviços a serem realizados, como no horário que eles serão ofertados. Estamos, portanto, ampliando a oferta de serviços com incremento de novas especialidades de forma a atender as necessidades da população”, disse a superintendente de Acompanhamento à Rede de Assistência em Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

As visitas se deram um dia após o governador Flávio Dino ter celebrado a implantação das quatro policlínicas em São Luís. A entrega do novo modelo de atendimento em saúde aconteceu na última sexta-feira (28), na Policlínica Diamante. A primeira Policlínica visitada no sábado foi a da Cidade Operária.

Presente nas cerimônias de descerramento, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, falou da facilidade que a população terá para fazer uso dos serviços. “O nosso objetivo, além de oferecer um conjunto de serviços maior para as pessoas, é dar resolutividade às necessidades médicas do cidadão. Tudo feito com máxima eficiência e celeridade possíveis”, explicou o presidente aos pacientes que aguardavam atendimento.

Raimunda Madeira, de 57 anos, aproveitou o horário diferenciado e levou a neta Ana Sara Esperança, de 13 anos, para uma consulta com clínico geral. “Fiquei muito feliz porque agora quem depende do SUS poderá se consultar aos sábados, pois ao invés de esperarmos o início de uma nova semana para ter acesso a tratamento, podemos resolver logo tudo no mesmo dia e com rapidez”, compartilhou.

Para o diretor clínico da Policlínica Cidade Operária, Guilherme Carneiro, o novo formato de atendimento e cuidados mostra o compromisso de sempre manter a saúde em primeiro lugar. “O conceito das policlínicas é justamente o de aumentar o número de profissionais e serviços. Enquanto diretor e médico assistente na unidade, é muito satisfatório dar a assistência de qualidade e a certeza de que as pessoas serão bem cuidadas”, disse.

A cerimônia de descerramento de placa também foi realizada nas unidades da Vila Luizão e Vinhais. Enquanto aguardava o atendimento, a paciente Tatiane Santos, de 28 anos, moradora do Parque Vitória, elogiou o novo modelo de assistência médica da SES. “É por causa de iniciativas como esta que precisamos defender o SUS. Hoje eu estou aqui para fazer exames e consultas de rotina, e a meu ver é muito importante viabilizar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, ainda mais em dias e horários não comerciais”, destacou.

Novo modelo

Com o modelo de policlínicas, os usuários do SUS estão sendo beneficiados com especialidades como Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, entre outras. A proposta também visa dar maior resolutividade nas consultas da Atenção Básica, por meio da ampliação da oferta de exames de apoio diagnóstico.

Outro diferencial com as policlínicas é o horário de funcionamento. Até então, para receber assistência médica especializada, a população dispunha somente do horário comercial, das 8h às 18h, sempre de segunda a sexta-feira. Mas com o modelo de policlínicas isso será diferente. A unidade Diamante, por exemplo, atenderá de domingo a domingo, sendo que de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado das 8h às 18h; e domingo das 8h às 12h. As demais policlínicas estarão funcionando também de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Agendamento

Para agendamento de consultas e exames em uma das quatro policlínicas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ligar para o Disque Saúde, no número 3190-9091, e a partir desta segunda-feira (2) nas unidades do Procon/Viva da Beira-Mar, Pátio Norte Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping Calhau, além do APP Procon, na aba Policlínicas, para sistemas Androids ou IOS.

A proposta do Governo do Maranhão é seguir expandindo com as policlínicas. As próximas unidades estão previstas para o Cohatrac e o São Francisco, em espaços da rede municipal de saúde que passam por reformas e adequações para que possam abrigar os novos serviços.

Eduardo Ericeira