19 de agosto de 2021

Com o Programa Saúde na Praça, pacientes passam por cirurgia no Hospital Aquiles Lisboa

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

“Vim aqui na Praça da Família na Vila Nova no sábado e fiz a triagem para fazer a cirurgia [de hérnia]. Foi bom demais. Sentia muita dor. Qualquer esforço que eu fazia doía. Aproveitei para fazer também a laqueadura”, diz Alexsandra Pires Dias, de 40 anos, atendida na triagem do Projeto Saúde na Praça, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Mãe de 3 filhas, com idades entre 1 e 9 anos de idade, e profissional da área de segurança, Alexsandra Pires Dias foi uma das beneficiadas do Programa Saúde na Praça, realizado no último sábado (14), na Vila Nova. Na ocasião, ela passou pela triagem cirúrgica e foi submetida nesta terça-feira (17) a uma cirurgia de hérnia umbilical e a uma laqueadura.

Mais de 3 mil atendimentos em saúde foram realizados na primeira edição do projeto na Praça da Família, na Vila Nova. A ação aconteceu das 8h às 16h e envolveu profissionais do Hospital Aquiles Lisboa e do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).

Atendimento

No total, foram 3.054 atendimentos em diversos serviços como aferição de pressão e glicemia, ventosaterapia, avaliação nutricional, vacinação, exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis, Covid-19), atendimento social e psicológico e ambulatório cirúrgico. 

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa, Carlos Eduardo, outras cinco pessoas triadas na ação também entraram no cronograma de cirurgias para esta terça-feira (17). “O Saúde na Praça deu muito resultado. Ela é a primeira da lista. Hoje são cinco contemplados e assim a gente vai seguir durante a semana e aos finais de semana também. Esperamos assim reduzir bastante o número de pessoas na fila de espera de cirurgia”, disse. 

O Hospital Aquiles Lisboa compõe a rede da SES e é gerenciado pela Emserh. É referência no tratamento da hanseníase no estado e ao longo dos últimos anos ampliou sua oferta de serviços, com consultas ambulatoriais em várias especialidades, aumento no número de leitos e centro cirúrgico.

Daucyana Castro