22 de dezembro de 2022

Com investimentos do Governo do Estado, Hospital da Ilha inicia serviço de endoscopia e colonoscopia

Por Daucyana Castro

Os investimentos do governo do Estado no Hospital da Ilha, localizado em São Luís, possibilitaram que a unidade passasse a oferecer o serviço de endoscopia e colonoscopia à população. 

Os exames de endoscopia e colonoscopia são fundamentais para a prevenção, investigação e, algumas vezes, o tratamento de doenças do aparelho digestivo. Os atendimentos na unidade foram iniciados nesta quarta-feira (21).

“Mais uma vez a gente vem reafirmar o compromisso do governador Carlos Brandão em oferecer um serviço de saúde de qualidade e diminuir a espera por atendimentos. Essas iniciativas são essenciais para aumentar a oferta diversificada de serviços, sempre com foco na qualidade do cuidado aos pacientes”, frisou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

O historiador Lucas Moraes Santos, de 23 anos, foi o primeiro paciente a utilizar o serviço. Ele realizou a marcação do exame por meio do aplicativo do Procon. “Eu necessitava muito fazer esse exame. Desde 2019 venho tratando uma gastrite e necessitava da endoscopia para dar continuidade ao tratamento. Marquei o exame pelo app e não demorei a ser chamado. Muito importante a oferta deste serviço. A estrutura do hospital é muito grande e equipada. Tudo muito organizado”, afirmou. 

Primeiro paciente a realizar endoscopia no Hospital da Ilha

Para o diretor clínico do Hospital da Ilha, Cláudio Revil, o novo serviço vai ampliar o atendimento à comunidade e demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A entrega desse novo serviço é motivo de orgulho e satisfação. Havia uma necessidade da abertura dessa atividade. E o paciente, realizando os exames aqui, já tem garantido o retorno com o gastroenterologista. Ele faz o exame na unidade e vai ter o retorno no ambulatório aqui mesmo. Isso só vem mostrar o quanto o governo do Maranhão, por meio da SES e da EMSERH, está empenhado em melhorar, cada vez mais, a saúde pública do nosso estado. O Hospital da Ilha é, hoje, uma realidade que veio para somar com a Rede de Estado da Saúde”, explicou Cláudio Revil. 

O serviço de endoscopia e colonoscopia vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre pela manhã. A unidade tem capacidade para realizar 200 exames por mês. 

A capacidade de atendimento do serviço é de 200 pacientes por mês

Para ter acesso ao serviço, a marcação pode ser realizada através de um dos canais de atendimento ao público: App Viva Procon, site do Procon, Disque Saúde e/ou WhatsApp (3190-9091) ou presencialmente em uma das unidades do Viva Procon (Av. Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR e Terminal São Cristóvão). 

“Com o apoio do governo do Estado estamos iniciando mais um serviço que vai agilizar a demanda por estes tipos de exames na capital. Temos muito para avançar, mas estamos no caminho certo, atendendo à população com atenção e qualidade”, afirmou Bruno Ricardo, diretor Administrativo do hospital.

O Hospital da Ilha foi inaugurado pelo governo do Maranhão em abril deste ano e integra a rede de unidades da SES gerenciada pela EMSERH. A unidade conta com 42 leitos de clínica médica, 17 leitos de enfermaria pediátrica e 59 leitos de clínica cirúrgica. São 3 UTIs, com 11 leitos cada, sendo UTI pediátrica, geral e cirúrgica. Tem 4 salas de centro cirúrgico, ambulatório de cirurgia geral, SADT – raio x, ultrassonografia, tomografia e, agora, endoscopia.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro