3 de fevereiro de 2021

Com investimentos do Governo do Estado em novos leitos, Hospital Regional de Barreirinhas inicia serviço de neurocirurgia

Por Daucyana Castro

Os investimentos do Governo do Estado em novos leitos no Hospital Regional de Barreirinhas possibilitaram que a unidade passasse a oferecer o serviço de neurocirurgia à população da região. Com os 12 leitos de UTI e o novo serviço, casos como trauma de coluna e tumor cerebral já estão recebendo atendimento na unidade, desde o início desta semana. 

Para o diretor administrativo do Hospital Regional de Barreirinhas, Adler Gomes Leitão, o novo serviço vai promover maior assistência à comunidade e beneficia usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região dos Lençóis Maranhenses.

“Podemos ser mais resolutivos em nossas demandas. Não precisamos mais de tantas transferências e fazer pedidos de avaliações por essa especialidade em outras unidades. Aqui mesmo poderemos fazer esse atendimento de alta complexidade. Com a UTI e a neurocirurgia, conseguimos, agora, resolver casos que antes teríamos que transferir para São Luís ou para unidades de maior complexidade que a nossa. O Governo do Estado está de parabéns por trazer para Barreirinhas um grande leque de serviços na saúde”, apontou Adler Leitão.

A médica neurocirurgiã, Ana Cristina Veiga Silva, que atua na unidade de saúde, explicou que existe demanda para neurocirurgia no hospital e que os pacientes que precisariam de uma logística maior para serem atendidos, agora, receberão assistência de forma mais célere, inclusive os casos mais complexos. 

“Isso mostra que a importância da neurocirurgia no Hospital Regional de Barreirinhas vai muito além da necessidade clínica, técnica e cirúrgica em si. Eu acredito que isso reforça o processo de descentralização da assistência médica e da disponibilidade de toda essa assistência a uma população que, de fato, precisa, mas que muitas vezes não conseguia atendimento por dificuldade logística, de transporte, acessibilidade e até mesmo por desinformação”, acrescentou a neurocirurgiã. 

O Hospital Regional de Barreirinhas possui 52 leitos e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Eduardo Ericeira