27 de abril de 2022

Com instalação de tomógrafo em Codó, Governo do Estado beneficia moradores da Região dos Cocais

O Governo do Estado instalou, neste mês, um tomógrafo no município de Codó. O equipamento está instalado no Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Junior e vai beneficiar pacientes da Região dos Cocais que forem atendidos tanto na unidade quanto na Policlínica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fazem parte da rede estadual de saúde. O aparelho auxilia no diagnóstico, por imagem, de doenças e alterações em diversas partes do corpo. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destaca que o município já conta com importantes serviços na área da saúde. “Além de uma UPA e uma Policlínica, a rede estadual já administra a UTI e o serviço de hemodiálise no hospital municipal e, agora, ampliou a parceria com o município entregando este tomógrafo, cuja expectativa é realizar, inicialmente, cerca de 300 exames por mês”, afirmou.

Quem já se beneficiou do tomógrafo foi a lavradora Maria da Graça Rodrigues, 65 anos, que sofreu um acidente doméstico e ficou com dor na região do tórax. A paciente procurou o hospital, alguns dias depois, e o médico solicitou uma tomografia computadorizada para avaliar melhor o quadro. “Gostei muito do atendimento aqui na hora do exame. Foi bom demais poder fazer a tomografia aqui em Codó mesmo, porque não precisei ir para outra cidade”, destacou a lavradora. 

A cidade de Codó tem aproximadamente 123 mil habitantes e está distante 219 km da capital maranhense. Além de Codó, o tomógrafo e a rede de assistência presente no município beneficiam, também, moradores de municípios próximos como Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão e Timbiras. 

Ampliação

O Governo do Estado já ampliou o número de tomógrafos na rede estadual de saúde em 300%, promovendo a descentralização do atendimento, antes apenas nas cidades de São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz e Coroatá. Agora, a capital dispõe dos aparelhos do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e as policlínicas Diamante e da Criança. 

Nos demais municípios, além de Codó, os tomógrafos estão distribuídos na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; na Policlínica de Imperatriz; e nos Hospitais Regionais de Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Timon, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Barreirinhas, Presidente Dutra, Coroatá, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz e Carutapera. Em Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Grajaú, o Governo do Estado disponibiliza o serviço através de clínicas conveniadas.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]

Equipe da rede estadual de saúde emociona paciente com ida à praia para rever o mar

Fotos: Laécio Fontenele “Só de estar aqui com vocês, com toda a equipe que me auxilia, que cuida da minha [...]